Fundador dos ultraconservadores Legionários de Cristo é punido pelo Vaticano por pedofilia

Folha Online: 19/05/2006 – 08h01

Vaticano pune sacerdote acusado de pedofilia no México

da France Presse, na Cidade do Vaticano

O Vaticano puniu nesta sexta-feira o sacerdote mexicano Marcial Maciel, 85, fundador dos Legionários de Cristo – congregação ultraconservadora ligada ao Vaticano – e acusado de pedofilia, exigindo que o mesmo abandone todas as suas responsabilidades. ‘A Congregação para a Doutrina da Fé decidiu, levando em consideração sua idade avançada e sua frágil saúde, renunciar a qualquer processo canônico e convidar o padre a uma vida discreta de oração e penitência, renunciando ao ministério público’, diz um comunicado do Vaticano. A Congregação para a Doutrina da Fé recebeu, a partir de 1998 – quando seu chefe era o então cardeal Joseph Ratzinger, eleito papa em 2005 – acusações de pedofilia contra o padre Maciel. Fundada em 1941 no México, a Legião de Cristo está estabelecida hoje em 20 países, possui 500 sacerdotes (legionários), 2.500 seminaristas, 65 mil membros e administra 12 universidades. O padre Maciel renunciou, em janeiro de 2005, ao comando da organização e foi substituído por outro padre mexicano, Alvaro Corcuera.



The New York Times – May 19, 2006

Vatican Punishes a Leader After Abuse Charges

By Ian Fisher

The Vatican cautiously acknowledged today long-standing allegations of sexual abuse by the founder of a prominent Catholic community, asking him to give up his public ministry in favor of a quiet life of “prayer and penitence.” The announcement marked the first public action by Pope Benedict XVI on the sensitive issue of sexual abuse in the church. And it came against a priest with a particularly high profile: the Rev. Marcial Maciel Degollado, 86, the founder of the Legionaries of Christ, one of the fastest growing Catholic communities, praised often by Pope John Paul II. The statement said that Father Maciel would not undergo a church trial for the allegations against him, which were not disclosed, though at least nine men had accused him of molestation. The reasons, the statement said, were Father Maciel’s “advanced age” and “weak health.” But the statement said the Vatican’s doctrinal office had decided “to invite the father to a life reserved to prayer and penitence, renouncing any public ministry. The Holy Father has approved these decisions.” Reactions to the Vatican decision varied (cont.)


Leia Mais:
Mexican priest ordered to retire (BBC News)
The Vatican Press Office released May 19
Vatican restricts ministry of Legionaries priest founder (National Catholic Reporter)

Internet acessada por mais de 4 bilhões de pessoas no mundo

Internet é usada por 4,1 bilhões de pessoas em todo o mundo, aponta estudo

O mundo conta hoje com cerca de 7,6 bilhões de pessoas e cerca de 55% delas, ou seja, 4,1 bilhões, estão conectadas à internet, conforme mostra o mais recente relatório divulgado pela HootSuit e pela WeAreSocial. A pesquisa mostra, ainda, que 3,9 bilhões de pessoas (51% da humanidade) acessam a internet pelo celular —os celulares são mais populares do que a internet e estão nas mãos de 5,1 bilhões de pessoas (67% da humanidade).

O número de usuários de internet cresceu 7% ao longo do último ano, uma adição de 284 milhões de novos conectados, mas o número de usuários de celular aumentou menos: apenas 1% ou 36 milhões de novos donos de um telefone portátil.

Em relação às redes sociais, 44% da humanidade usa alguma delas — são quase 3,4 bilhões de pessoas —, e a grande maioria (3,1 bilhões) acessa redes sociais a partir de um aparelho móvel. Em relação ao ano passado, o número de usuários de rede social aumentou 10% (320 milhões) e a quantidade de pessoas que acessam esse tipo de conteúdo a partir de um celular cresceu 13% (361 milhões).
Dispositivos e velocidade

Os celulares são a principal porta de acesso para a internet hoje, dominando 51,6% do tráfego, e vêm seguidos por computadores (44,1%), tablets (4,2%) e outros dispositivos (0,1%). A velocidade média de conexão fixa no mundo é de 47,83 Mbps, enquanto a velocidade média de rede móvel chega a 22,99 Mbps.

A banda larga fixa mais rápida do mundo está em Singapura (média de 189,38 Mbps), com Islândia (147,13 Mbps) e Hong Kong (139,58 Mbps) completando o pódio. Em relação à velocidade de redes móveis, a Noruega lidera o ranking (média de 63,13 Mbps) seguida por Catar (63 Mbps) e Emirados Árabes Unidos (56,05 Mbps).

Audiência

A Google (empresa) emplacou uma dobradinha e tem, atualmente, os dois sites mais acessados do planeta. O ranking com os 10 sites mais acessados do mundo é o seguinte:

1. Google
2. YouTube
3. Facebook
4. Baidu
5. Wikipedia
6. Yahoo
7. QQ
8. Tmall
9. Taobao
10. Twitter

Como é possível notar, o suprassumo da audiência na internet, hoje, é dominado por serviços dos Estados Unidos e da China.

Comércio eletrônico

A pesquisa indica o interesse das pessoas em usar a internet como uma ferramenta de compra. Os dados são os seguintes:

83% dos usuários de internet pesquisaram na web em busca de um serviço ou produto para comprar;
91% visitou uma loja virtual a partir de qualquer dispositivo;
54% usou um comparador de preços online;
46% visitou um site de leilões a partir de qualquer dispositivo;
74% adquiriu um serviço ou produto pela internet.

Um dado interessante da pesquisa é a paridade entre homens e mulheres no quesito compra online: 91% dos homens visitaram sites de compra e 62% realizaram algum pedido, enquanto 90% das mulheres visitaram páginas de comércio eletrônico e 65% delas fizeram alguma compra.

Junto com a Turquia, o Brasil é o país com maior porcentagem de usuários de internet que sempre recorrem à web antes de comprar alguma coisa — 80%. Rússia (78%), Argentina (76%) e Finlândia (76%) completam as cinco primeiras posições.

Redes sociais mais populares

A 10 redes sociais mais populares segundo este estudo são (número de usuários entre parêntesis):

1. Facebook (2,234 bilhões)
2. YouTube (1,903 bilhão)
3. WhatsApp (1,5 bilhão)
4. Facebook Messenger (1,3 bilhão)
5. Weixin/WeChat (1,058 bilhão)
6. Instagram (1 bilhão)
7. QQ (833 milhões)
8. QZone (548 milhões)
9. Douyin/Tik Tok (500 milhões)
10. Sina Weibo (431 milhões)

Fonte: TecMundo – 17/10/2018

 

Compare com dados de 2006:

Internet tem 1 bilhão de usuários

O número de internautas em todo o mundo chegou a um bilhão, segundo estudo da empresa americana eMarketer. A pesquisa também revela que 845 milhões acessam regularmente à internet e que um quarto dos internautas possui conexão de banda larga. Entre os países com maior número de usuários, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 175 milhões. A China vem em segundo lugar, com 111 milhões de internautas. Na comparação entre as regiões do planeta, a Ásia é a que apresenta o maior número de usuários, com 315 milhões. Depois, vêm a Europa, com 233 milhões, e a América Latina, com 60 milhões.

Fonte: INFO Online – 19/05/2006

O Código Da Vinci toma conta da blogosfera

Veja em post do Bloggers Blog como O Código Da Vinci ocupa significativo espaço nos blogs e como vem sendo tratado.

Technorati documenta cerca de 100 mil posts sobre O Código Da Vinci, com um crescimento diário em torno de 4 mil até o dia de hoje, data do lançamento do filme. Mas, preste atenção, esta é uma estatística de posts apenas em língua inglesa! BlogPulse fala de mais de 54 mil posts, enquanto o Google mostra algo superior a 250 mil posts e o IceRocket traz mais de 100 mil… Pode não ser um bom produto, mas faz um barulho e tanto!

Blogging The Da Vinci Code

The Da Vinci Code by Dan Brown and the new film version from director Ron Howard are serving as inspiration for bloggers: the blogosphere is absolutely on fire about both. The posts have been increasing in the lead-up to the film’s opening today (…) Technorati shows about 100,000 posts for The Da Vinci Code and the graph on the right shows that posts have increased to nearly 4,000 daily as the film date got closer and closer. And that’s just the English language posts. BlogPulse shows 54,000+ posts, Google shows over 250,000 posts and IceRocket’s index has over 100,000 post about The Da Vinci Code. Here is a a collection of blogosphere links discussing the Da Vinci Code book and film (cont.)

Journal of Biblical Studies – June 2006

Saiu mais um número do Journal of Biblical Studies, que é uma publicação eletrônica dedicada aos Estudos Bíblicos em geral. Publica artigos acadêmicos, relatórios de projetos e resenhas. Abrange arqueologia, linguística, exegese, história e questões textuais. Tem como editor geral J. Brian Tucker e editor técnico Jim West.

Neste número há artigos de Michael Avioz, da Universidade Bar-Ilan, Israel; de Jim West, Quartz Hill School of Theology, USA; de Randy W. Nelson, Northwestern College, USA, além de resenhas feitas por Kevin W. Woodruff e J. Brian Tucker.