Papa adverte padres para que não sejam carreiristas ambiciosos

“O papa Bento XVI afirmou que os homens que entram para o sacerdócio na Igreja não devem ver a vocação como sinônimo de carreiras poderosas, mas, em lugar disso, devem servir a Cristo e à Igreja.

O papa alemão, de 79 anos, deu o aviso durante sermão num evento onde 15 novos padres foram ordenados. Ele acrescentou que a imagem do carreirismo, uma tentativa de chegar ao topo e buscar posição na Igreja, é para quem serve a si mesmo.

– Esta é a imagem do homem que quer ser importante, se tornar uma personalidade, através do sacerdócio. Mas a única ascensão legítima no ministério pastoral é a cruz. Esta é a porta. Não desejar pessoalmente ser alguém, mas em vez disso estar lá para os outros, para Cristo – disse.

Os padres ordenados na Basílica de São Pedro eram da Itália, Polônia, Honduras e Israel, e servirão na arquidiocese de Roma.

Mais tarde, falando ao público na Praça de São Pedro para sua bênção dominical, o papa mencionou o problema da falta de padres em algumas partes do mundo.

– Mesmo que em algumas regiões haja uma escassez do clero, não há dúvida de que Deus continua chamando os meninos, jovens e adultos para deixarem tudo e se dedicarem ao ministério pastoral – afirmou.”

Fonte: Reuters: 07/05/2006

Chico Buarque em mais uma entrevista

Carta Capital: 10 de Maio de 2006 – Ano XII – Número 392

Preconceito na Mira

Chico Buarque lança um novo CD [Carioca] depois de oito anos e, com a lucidez de sempre, fala sobre política, velhice e criação. Ouça trechos da entrevista [em formato MP3].


Por Maurício Stycer

Eleitor histórico de Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque aproveita o lançamento de um disco inédito, depois de oito anos sem gravar, para dar o seu recado: nunca viu a figura do presidente da República ser tão desrespeitada quanto agora. Chico vê “uma rejeição despropositada”, “preconceitos arraigados”, e a vontade furiosa de “despachar” Lula do poder, o que seria um grave “retrocesso” para o País (cont.)