Nesta noite… enquanto os homens se matam!

“Guarda, que resta da noite? Guarda, que resta da noite?”
O guarda responde:
“A manhã vem chegando, mas ainda é noite.
Se quereis perguntar, perguntai!
Vinde de novo” (Is 21,11b-12)


Israel bombardeia Ministério do Interior palestino

Israel promove novos ataques aéreos contra a faixa de Gaza


Atualização:
Israel lança mais de 500 mísseis contra Gaza em 24 horas (Folha Online: 30/06/2006 – 15h37)

Governo Bush derrotado…

BBC Brasil: 29 de junho, 2006 – 16h03 GMT (13h03 Brasília)

Guantánamo: Para Supremo dos EUA, tribunais são ilegais

A Suprema corte norte-americana declarou que o governo Bush não tem autoridade para julgar suspeitos de terrorismo em tribunais militares de Guantánamo. A decisão, que é considerada um marco na justiça do país, veio no caso onde um ex-motorista de Osama Bin Laden, Salim Ahmed Hamdan, pedia a anulação de seu julgamento. O desfecho do apelo de Hamdan não significa que o centro de detenção vá ser fechado imediatamente, nem que os prisioneiros tenham de ser libertados. Mesmo assim, a sentença, que diz que os procedimentos oficiais violaram a Convenção de Genebra, foi um duro golpe para o governo (cont.)

Leia Mais:
US Guantanamo tribunals ‘illegal’

Site de Jacob Richman ensina gratuitamente hebraico moderno

Na lista de discussão Hebrew-T (Hebrew language teachers), da Universidade de Minnesota, USA, Jacob Richman anunciou o seu novo site: Aprenda Hebraico – Learn Hebrew.

No site há 1700 palavras e frases distribuídas em 46 tópicos diferentes, com pronúncia e transliteração do hebraico. A escrita hebraica traz as vogais (nikud), o que facilita a aprendizagem. É só clicar na palavra ou frase para ouvi-la. A pronúncia é muito boa.

O site foi construído em cinco línguas: hebraico, inglês, francês, russo e espanhol. O acesso ao material é inteiramente gratuito.

Abaixo o e-mail enviado por Jacob Richman à lista Hebrew-T:

Hi Everyone !
This week I launched a new website called: Learn Hebrew
Learn Hebrew is a free, on-line, educational resource to learn Hebrew words. The flash site incorporates 46 topics, along with over 1,700 Hebrew words and phrases. Each Hebrew word is presented as an image with nikud [vowels]. When you click on a word or phrase you can hear it spoken. The high quality audio was created in a sound studio. The site is multilingual. The menus, transliterations and translations are in four languages: English, French, Russian and Spanish. Both the student and the teacher will find the site easy to use and very educational. As mentioned, the site is free to all. Feedback is welcome. Please forward this message to anyone that may be interested in learning Hebrew. Thank you! Have a good day, Jacob.

Encontradas jóias de 100 mil anos

Folha Online: 23/06/2006 – 10h02

Ricardo Bonalume Neto – da Folha de S.Paulo

Conchas são “jóia” mais velha do mundo

As jóias mais importantes da história da humanidade têm 100 mil anos, 25 mil a mais do que se achava até agora. Qualquer criança poderia fazê-las hoje – são conchinhas furadas para uso em colares. Mas, feitas por homens ou mulheres pré-históricos, elas sinalizam o momento em que o ser humano passou a ser culturalmente moderno. E por isso são valiosas. Dois anos atrás, uma equipe internacional de cinco pesquisadores havia achado na caverna de Blombos, na África do Sul, uma coleção de conchas furadas que interpretaram como tendo pertencido a um colar de contas de 75 mil anos de idade. A equipe era chefiada por Christopher Henshilwood, professor da Universidade de Bergen, Noruega e da Universidade Estadual de Nova York. “Existem apenas 41 conchas, e cada uma delas é uma conta de colar, com furos no mesmo lugar”, disse ele, respondendo a céticos que achavam que as conchas poderiam ter sido furadas por processos naturais. Desde então, os pesquisadores continuaram à procura de mais jóias semelhantes – só que nas prateleiras dos museus. E acharam três conchas parecidas nos sítios arqueológicos de Skhul, em Israel, e de (cont.)



BBC News – Thursday, 22 June 2006

By Paul Rincon

Study reveals ‘oldest jewellery’

The earliest known pieces of jewellery made by modern humans have been identified by scientists. The three shell beads are between 90,000 and 100,000 years old, according to an international research team. Two of the ancient beads come from Skhul Cave on the slopes of Mount Carmel in Israel (cont.)

Neste dia…

Um ano sem meu amigo Benjamim Carreira de Oliveira!

Clique aqui para conhecer a sua história.

A Copa do Mundo e a Internet Brasileira

Jogos do Brasil na Copa alteram “dinâmica” da internet

Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, o volume de informações que trafegam na internet brasileira sofre redução de 80%. A informação divulgada pela LocaWeb tem como base o tráfego de e-mails e dos 75 mil sites hospedados por esta empresa.

A LocaWeb afirma que, no intervalo das partidas, este índice tem uma leve recuperação, mas volta a cair com o início do segundo tempo.

Além de causar esta mudança, a Copa também aumenta a quantidade de sites voltados para usuários que se interessam por esporte. Segundo um estudo divulgado pela Websense, no último ano a internet ganhou 186 mil páginas esportivas, o que representa um aumento global de 56% –de 329,8 mil sites em junho de 2005 para 515,78 mil páginas atualmente.

Outra característica notada durante o Mundial é o fato de piratas virtuais tirarem proveito do assunto para espalhar vírus.

Depois de avaliar cerca de 3,9 milhões de sites relacionados a times e jogadores da Copa, por exemplo, o SiteAdvisor (da empresa de segurança McAfee) concluiu que o Brasil é o segundo país com maior número de sites relacionados à Copa que apresentam riscos (17%), ficando apenas atrás da Angola (24%).

Este ranking tem como base testes realizados em cada uma das páginas, levando em conta se elas oferecem ameaças como spywares, spams, exploração de falhas de segurança e scams (golpes virtuais).

Fonte: Folha Online: 22/06/2006

As campanhas de Tiglat-Pileser III contra Damasco e Samaria entre 734 e 732 a.C.

Acaba de ser colocado online o fascículo n. 2 do volume 87 (2006) da revista Biblica, do Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Entre os artigos publicados, interessa-me especialmente o de Peter Dubovsky sobre as campanhas militares do rei assírio Tiglat-Pileser III realizadas contra a região siro-efraimita entre 734 e 732 a.C.

Por que? Porque estou, justamente nesta semana, estudando com o primeiro ano de Teologia o século VIII a.C. e com o segundo ano os textos de Isaías 7-12, que têm o mesmo background, ou seja, a “guerra siro-efraimita”.

Dubovsky, em seu artigo de 18 páginas, divide as campanhas de Tiglat-Pileser III em três fases: na primeira fase, os assírios conquistaram Tiro e a costa; na segunda fase, derrotaram as tropas sírias, conquistaram a Transjordânia e fizeram um ataque de surpresa a tribos árabes; e, finalmente, na terceira fase, eles conquistaram Damasco, a Galileia e Gézer.

O autor, na segunda parte do artigo, investiga a logística destas campanhas e, para concluir, avalia as consequências da invasão assíria em termos de perdas materiais e humanas e descreve a reorganização administrativa da região feita pelos assírios.

Leia mais sobre o assunto na Ayrton’s Biblical Page clicando aqui.

Para a análise de Is 7-12, recomendo a leitura de algumas páginas de meu livro A Voz Necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C., disponível para download. Clique aqui.

Segue-se o resumo (abstract) do artigo, em inglês.

Peter DUBOVSKY, «Tiglath-pileser III’s Campaigns in 734-732 B.C.: Historical Background of Isa 7; 2 Kgs 15–16 and 2 Chr 27–28» , Vol. 87(2006) 153-170.

The aim of this article is to investigate Tiglath-pileser III’s campaigns against the Levant in 734-732 B.C. The campaigns can be divided into three phases. In the first phase, the Assyrians conquered Tyre and the coast. In the second phase, they defeated Syrian troops in battle, conquered Transjordan and made a surprise attack on the Arabian tribes. In the last phase, they conquered Damascus, Galilee and Gezer. In the second part of this article, the author investigates the logistics of these campaigns and at the end the author evaluated the consequences of the Assyrian invasion in terms of human and material losses and the administrative reorganization of the region.

O Seu Voto

Há uma votação em andamento na página de abertura da Ayrton’s Biblical Page. Participe. É sobre o meu biblioblog, e a pergunta é a seguinte:Ao visitar o blog Observatório Bíblico, o que você quer encontrar?Entre as opções de resposta estão:

  • Notícias do mundo da Bíblia
  • Notícias da pesquisa bíblica
  • Notícias bíblicas e teológicas
  • Notícias da Bíblia no mundo atual
  • Notícias de arqueologia
  • Notícias bíblicas e não-bíblicas
  • Notícias do dia-a-dia do biblista
  • Assuntos vários
  • Não visito o Observatório Bíblico
  • Nenhuma das opções acima

Clique aqui e vote agora.

Estou criando um sumário para o Observatório Bíblico

Estou criando um sumário – ou índice – dos posts do Observatório Bíblico, com o objetivo de facilitar a busca dos temas preferidos pelo visitante. Os posts bíblicos foram classificados em pouco mais de duas dezenas de categorias, enquanto os outros temas já tratados ultrapassam uma dúzia.

Com links na numeração que precede cada título, um clique apenas leva o visitante direto para o link permanente do post no blog. Por enquanto, dos quase 400 posts existentes no blog Observatório Bíblico, 100 já foram indexados. Os outros o serão nos próximos dias. A numeração é crescente, sendo que o post n. 1 foi o primeiro a ser escrito, ainda em novembro de 2005, e o de número 100 tem a data do começo de fevereiro de 2006.

Por que estou fazendo este sumário?

Porque os sistemas de busca e classificação existentes nos blogs são insatisfatórios. Não se consegue ter uma visão clara do que já foi postado… apesar do arquivo presente no próprio blog. Se a pessoa não sabe exatamente o que procura, corre o risco de nada encontrar!

Considerando tal situação, o sumário está sendo construído na Ayrton’s Biblical Page.