Análise dos comentários nos blogs

Data Mining the Commentsphere

Micropersuasion.com has a post about a Neilsen Buzzmetics study (PDF) that analyzed comments found on blogs. Here are some of the findings from the study according to Steve Rubel.

. The number of comments in the entire blogosphere is comparable to the number of posts in active, non-spam blogs. Therefore comments constitute up to 30% (150,000) of the daily volume of blog posts (700,000), according to BlogPulse data
. Less than 2% of all blog comments are syndicated in feeds
. The textual size of the commentsphere is 10 to 20% of the blogosphere
. Use of comments is beneficial for ranking blog posts in useful ways
. They demonstrate with data that comments are an indicator of the popularity of a weblog
. They also do the same for controversy; high comments = high controversy

Steve Rubel also blogs about mining the data contained in blog comments.

Clearly comments are undiscovered country and Nielsen BuzzMetrics is working hard to figure out how to search this critical data pool and use it to measure influence. Here here. This data is essential and it’s underutilized, yet difficult to mine.

Mining blog comments for intelligence will be a difficult and often unfruitful mission. Imagine what they will discover when they mine the millions of comments from the celebrity gossip blogs alone.

Fonte: The Write News – May 18, 2006

Eu carrego um sertão dentro de mim: homenagens a Guimarães Rosa em São Paulo

Folha Online: 15/05/2006 – 10h51

Ciclo em SP investiga rastros de Guimarães Rosa

Sylvia Colombo – da Folha de S.Paulo

 

“Depois de Guimarães Rosa [1908-67], não houve nada tão ambicioso.” Se as palavras do professor de literatura da USP João Adolfo Hansen por um lado elogiam o autor de “Grande Sertão: Veredas“, por outro apontam para um cenário atual um tanto desalentador para nossas letras. A contemporaneidade da obra que causou uma verdadeira revolução na nossa linguagem quando foi lançada, em 1956, é um dos temas do ciclo de debates que comemora este seu 50º aniversário. O Seminário Internacional João Guimarães Rosa começa hoje e vai até sexta-feira (…), no anfiteatro da faculdade de Geografia da USP (…) “A idéia é discutir a obra em todas as suas vertentes, não só a literária, mas também a histórica, a geográfica e a psicanalítica, entre outras”, diz Heinz Dieter Heidemann, vice-diretor do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), que mantém o acervo e a biblioteca pessoais de Guimarães Rosa e organiza o evento. Na abertura, o crítico literário Antonio Candido dará um depoimento sobre seus encontros com o escritor, assim como o bibliófilo José Mindlin, também proprietário dos originais do livro. “Conheci Rosa pessoalmente em 1946, em Paris, e cheguei à conclusão de que (cont.)

E: Sertão é do tamanho do mundo. 50 anos da obra de João Guimarães Rosa – Revista IHU ON-Line, edição 178, de 2 de maio de 2006

Leia também o que já foi publicado aqui no blog.

São Paulo sob ataque de dois entrevistados

Folha Online: 18/05/2006 – 08h54

Burguesia terá de abrir a bolsa, diz Lembo

Mônica Bergamo – Colunista da Folha de S.Paulo

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, afirma que o problema de violência no Estado só será resolvido quando a “minoria branca” mudar sua mentalidade. “Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa”, afirmou. “A bolsa da burguesia vai ter que ser aberta para poder sustentar a miséria social brasileira no sentido de haver mais empregos, mais educação, mais solidariedade, mais diálogo e reciprocidade de situações.” Lembo criticou o ex-governador Geraldo Alckmin, que disse que aceitaria ajuda federal contra as ações do PCC se ainda estivesse no cargo, e o ex-presidente FHC, que atacou negociação entre o Estado e a facção criminosa para o fim dos ataques. Leia abaixo os principais trechos da entrevista (cont.)

Leia Mais:
Em entrevista, suposto líder do PCC nega acordo para encerrar ataques
PFL e PSDB evitam polemizar declaração de Lembo
Suspeitos mortos pela polícia em onda de ataques em SP somam 107