Como anda seu blogueiro humor hoje?

MoodView analisa o humor da blogosfera

A massa de diários on-line que ganhou o nome de blogosfera ganhou uma espécie de termômetro comportamental.

O projeto projeto MoodView, desenvolvido pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica, analisa o humor de quem escreve em blogs e até faz previsões sobre o estado de espirito da internet.

A avaliação é baseada nos diários do serviço de publicação de blogs LiveJournal, que tem mais de 100 mil usuários cadastrados, e cria gráficos que definem se os diários estão românticos, estressados ou ranzinzas.

Para conseguir resultados mais precisos, o projeto é dividido em três ferramentas, o Moodgrapher, o Moodsignals e o Moodteller.

O primeiro acompanha o número de publicações e a avaliação que os próprios usuários fazem de seu estado de espírito (mood).

No LiveJournal, antes de enviar os textos para a rede, os blogueiros podem definir seu humor usando mais de 30 opções diferentes.

O Moodsignals é a representação gráfica das avaliações, e o Moodteller é o responsável pela previsão para os próximos dias.

Para prever como será o humor dos blogueiros, o mecanismo analisa trechos de textos em busca de determinadas palavras.

Teste prático

No site do projeto, os pesquisadores comprovam a eficácia do método exibindo os resultados da análise em dias que tiveram acontecimentos de grande repercussão na imprensa, como os atentados terroristas em Londres ou a passagem do furacão Katrina, nos EUA. No primeiro caso, os blogueiros foram classificados como tristes. No outro, como muito preocupados.

Na medição realizada na última semana, as cinco classificações de humor mais presentes eram, nessa ordem, raiva, criatividade, esperança, arte e alegria. Já as cinco tendências menos registradas por usuários foram: conteúdo quente, estático, galanteadores, desconfortáveis e aliviados.

Fonte: Jualiano Barreto – Folha Online: 26/04/2006

 

MoodViews: Tools for Blog Mood Analysis

MoodViews is a collection of tools for analyzing, tracking and visualizing moods and mood changes in blogs posted by LiveJournal users (cont.)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.