O livro de Josué

VITÓRIO, J.; LOPES, J. R.; SILVANO, Z. A. (orgs.) Livro de Josué: “Nós serviremos ao Senhor”. São Paulo: Paulinas, 2022, 304 p. – ISBN 9786558081524.VITÓRIO, J.; LOPES, J. R.; SILVANO, Z. A. (orgs.) Livro de Josué: "Nós serviremos ao Senhor". São Paulo: Paulinas, 2022

Diz a editora:

Esta obra apresenta um estudo do Livro de Josué – escolhido para o mês da Bíblia em 2022 -, que proporcionará aos leitores um mergulho no mundo do texto bíblico, com diferentes ferramentas, correspondentes aos variados métodos, com os quais essa porção da teologia narrativa deuteronomista foi abordada.

Organizada pelos biblistas Jaldemir Vitório, Jean Richard Lopes e Zuleica Silvano, a obra está dividida em 10 capítulos, que contaram com a colaboração de renomados especialistas no assunto, os quais abordam, com clareza e competência, os vários aspectos desta importante obra.

O período histórico abarcado pelo Livro de Josué corresponde ao primeiro passo da catequese histórica deuteronomista. A situação inicial apresenta Israel liderado por um guia extremamente fiel a YHWH, Josué, indo à frente de um povo que se deixa conduzir com docilidade. A obra termina com Josué fazendo uma prestação de contas de sua atuação, “já velho e avançado em idade”, chamando a atenção para a fidelidade de YHWH que cumulou de bênçãos seu povo fiel, cumprindo inteiramente a palavra dada. O povo, por sua vez, reunido numa grande assembleia, nos passos de Josué, assume o compromisso de se colocar a serviço de seu Deus. Enquanto o líder declara: “Quanto a mim e à minha casa, serviremos YHWH”, o povo replica: “Nós também serviremos YHWH, pois ele é nosso Deus” (Js 24,15.18).

Nas páginas deste livro, os leitores encontrarão uma quantidade considerável de informações valiosas para uma adequada leitura do livro de Josué.

 

O livro tem 10 capítulos, divididos em 3 partes:

Parte I: Introdução geral

Capítulo 1: O problema das origens de Israel e o Livro de Josué – Airton José da Silva
Este capítulo aborda resumidamente as principais teorias até hoje oferecidas para explicar as origens de Israel, indicando seus méritos e limites; descreve a crise do final da Idade do Bronze e o fenômeno dos “povos do mar”, acontecimentos contemporâneos ao surgimento de Israel; fornece um panorama da situação sociopolítica da Palestina na época do surgimento de Israel; observa a formação dessa nova sociedade baseada na relação de parentesco; e, finalmente, apresenta dois cenários possíveis para a redação do Livro de Josué.

Capítulo 2: Narração como catequese: as histórias da Bíblia – Jaldemir Vitório
O descompasso entre a arqueologia e a Bíblia se deve ao fato de as narrativas bíblicas terem como intuito contar a história de YHWH com o seu povo, servindo-se dos expedientes próprios do gênero literário narração, com as devidas adaptações para textos de caráter teológico.

Capítulo 3: Livro de Josué: aspectos introdutórios e chaves de leitura – Jacir de Freitas Faria
Por outro lado, para se adentrar no mundo do Livro de Josué, torna-se imperioso dispor de uma série de informações referentes à sua autoria, datação, estruturas, eixos teológicos, bem como de chaves de leituras apropriadas a essa obra específica.

Parte II: Questões teológicas

Jaldemir VitórioCapítulo 4: “Deus combatia por Israel” (Js 10,14): os relatos de conquista no Livro de Josué – Jean Richard Lopes
O primeiro tópico abordado é a imagem de Deus, apresentado como Deus guerreiro, às vezes, violento e impiedoso, a exigir o aniquilamento de todos os adversários, a lei do ḥḗrem.

Capítulo 5: A terra que o Senhor deu: Israel entre a conquista e a restauração do dom de Deus – Márcio Bezerra e Marcus Mareano
Outro tema transversal, presente na obra, do começo ao fim, diz respeito à terra, dom gracioso de YHWH a seu povo, cuja posse depende da obediência ao seu Deus.

Capítulo 6: Tribo de Israel e o povo de Israel – Márcia Eloi Rodrigues
Uma leitura atenta do Livro de Josué detecta o uso simultâneo das expressões “tribo de Israel” e “povo de Israel”. Torna-se útil conhecer o pano de fundo teológico de cada uma.

Capítulo 7: Teologia da Retribuição e da Aliança em Josué – Jacil Rodrigues de Brito
A Teologia da Retribuição, decorrente da Teologia da Aliança, faz-se presente em toda a Historiografia Deuteronomista, mais largamente, em toda a Bíblia. O tempo de Josué, marcado pela fidelidade a YHWH, corresponde a um período de sucessivas vitórias, pois Deus luta em favor de seu povo fiel. O líder Josué foi exemplar na obediência a seu Deus e, deixando-se orientar por ele, todas as tribos de Israel.

Parte III: Exegese de textos

Capítulo 8: Raab, a larga (Js 2 e 6,17.22-25) – Rita Maria GomesJean Richard Lopes

Capítulo 9: As muralhas de Jericó: Js 5,13–6,27 – Zuleica Aparecida Silvano

Capítulo 10: Amar é comprometer-se: ensaio exegético de Js 23–24 – Carlos André da Cruz Leandro

 

Leia uma amostra do livro, clicando aqui. Podem ser lidos o sumário e a apresentação do livro, além de todo o capítulo 1, o que escrevi.

Os organizadores

Jaldemir Vitório possui mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica pela PUC-RJ. Atualmente é professor no Departamento de Teologia da FAJE, em Belo Horizonte-MG.

Jean Richard LopesZuleica Aparecida Silvano é mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, mestre em Teologia Fundamental, doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutor em Teologia Bíblica pela PUC-SP. É professor de Teologia Bíblica no Departamento de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia da PUC-MG.

Zuleica Aparecida Silvano possui mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica pela Faculdade Jesuíta de Teologia (FAJE), em Belo Horizonte-MG. É assessora no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB) e professora no Departamento de Teologia da FAJE.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.