Evangelho de Judas poderá ser visto em Genebra

Folha Online: 19/04/2006 – 16h05

Evangelho de Judas será exposto em Genebra

da Efe, em Genebra

Uma exposição em Genebra mostrará cinco páginas do recém-divulgado Evangelho Segundo Judas até o final de 2009, sendo a única ocasião em que o público poderá ver o documento (…) A Fundação suíça Martin Bodmer é a encarregada de mostrar ao público parte do papiro encontrado no Egito em 1978 e divulgado no dia 6 de abril pela National Geographic, depois de ser traduzido por um cientista suíço. No final de 2009, as páginas serão devolvidas ao Egito, onde foram encontradas (…) O tradutor do Evangelho de Judas, o coptólogo suíço Rodolphe Kasser, garante que o códice é uma grande descoberta, do mesmo nível que os textos de Nag Hammadi de 1947 (cont.)

Conversando com meus alunos sobre o Evangelho de Judas e O Código Da Vinci

Na manhã de hoje, usei todo o tempo de minhas aulas com os alunos do primeiro e segundo anos de Teologia do CEARP para conversarmos sobre o Evangelho de Judas e O Código Da Vinci.

Por que? Porque meus alunos trouxeram da Semana Santa – uma semana sem aulas e com intensa atividade pastoral – uma série de questões que lhes foram postas pelas pessoas sobre estes dois textos. E também pelas dúvidas neles suscitadas pela divulgação do texto copta e do romance de Dan Brown em jornais e canais de TV.

Embora não seja minha área de estudos, o pouco que aprendi nestas últimas semanas sobre o assunto foi partilhado e debatido. O nosso objetivo foi criar maior conscientização sobre os dois temas mais falados do momento. O fato é que muitas pessoas, sem acesso a informações mais detalhadas e a julgamentos mais criteriosos de especialistas, estão bastante confusas sobre o que está ocorrendo, perdidas em meio ao intenso bombardeio marqueteiro que tomou conta do noticiário sobre o texto copta e o romance de Dan Brown.