Catálogo dos artigos da REB, RIBLA e Estudos Bíblicos

O professor Jair Carlesso, do Itepa Faculdades (Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Passo Fundo – RS) catalogou os artigos bíblicos das revistas REB, RIBLA e Estudos Bíblicos, da Vozes.

Esta catalogação contempla artigos de Bíblia das revistas:

EB – Estudos Bíblicos: do n. 1 (Março/Maio 1984) ao n. 137 (Janeiro/Março 2018)Estudos Bíblicos n. 1 - 1984

REB – Revista Eclesiástica Brasileira: do v. 26, fasc.1 (1966) ao v. 77, n. 308 (2017)

RIBLA – Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana: n. 1 a 68; 73 a 76

Confira online em Bibliografia Bíblica Latino-Americana – 10 de outubro de 2018

Ou acesse e baixe o arquivo em pdf aqui ou aqui.

 

Sobre as revistas

Estudos Bíblicos

Estudos Bíblicos nasceu como um anexo da REB – Revista Eclesiástica Brasileira – publicado a partir de 1984, tornando-se, depois, uma revista independente, com periodicidade trimestral. O primeiro anexo foi publicado na REB vol. 44, n. 173, 1984.

Estudos Bíblicos é uma revista elaborada por estudiosos de Bíblia, preocupados em tornar a mensagem bíblica mais compreensível e útil para a vida cristã. Por isso seus colaboradores procuram apresentar ensaios em nível mais popular. Usando critérios de cientificidade, buscam tornar o texto bíblico mais acessível a um público mais amplo.

Estudos Bíblicos é uma revista de caráter ecumênico. Seus colaboradores representam diferentes Igrejas, como a Católica, a Luterana, a Metodista, a Anglicana, a Presbiteriana e a Batista.

RIBLA n. 1 - 1988Destina-se a professores e estudantes de Teologia, sacerdotes, pastores, agentes de pastoral das diferentes Igrejas Cristãs, bem como a todos os interessados num conhecimento mais profundo da Bíblia.

A Revista tem editor responsável na pessoa de Fr. Ludovico Garmus. Conta com um Conselho de Redação, formado por representantes das supramencionadas igrejas, em âmbito nacional. Além disso, 8 equipes são constituídas, ecumenicamente, conforme uma divisão por regiões brasileiras. Por turno, estas equipes se responsabilizam por fascículos específicos, tendo um Coordenador para cada fascículo.

A impressão e divulgação foi, até 2020, feita pelas Editora Vozes, de Petrópolis.

A partir de 2021, a Estudos Bíblicos passou a ser publicada pela Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (Abib). A publicação no formato impresso foi suprimida em 2019, tendo um lapso de publicação no ano de 2020, sendo retomada e disponibilizada somente no formato on-line a partir de 2021, com periodicidade semestral.

Todos os números anteriores da revista estão sendo disponibilizados online em formato pdf. Clique em Arquivos, no menu, para acessar todos os números. A revista é de acesso livre. Totalmente gratuita. Leia mais sobre a revista neste novo formato, clicando aqui. E veja um vídeo aqui.

REB – Revista Eclesiástica Brasileira

Precedida pela revista COR (1939-40), a REB — Revista Eclesiástica Brasileira —, fundada em 1941 por Frei Thomás Borgmeier, no intuito de ser um elo de união do clero brasileiro disperso por imenso território e com dificuldade de comunicação, serviu como fórum onde padres e bispos, teólogos e pastores expuseram suas reflexões e narraram suas atividades.

Especificamente, de 1941 a 1952, a REB, tendo como Redator-Chefe seu próprio fundador, consolidou-se como o principal órgão teológico do clero nacional.REB v. 79, n. 314, 2019 - Evolução/Tradição

De 1952 a 1971, tendo à frente Frei Boaventura Kloppengurg, OFM, caracterizou-se pela defesa da fé católica e pela divulgação dos documentos e dos ideais do Concílio Vaticano II.

De 1972 a 1986, com Frei Leonardo Boff à sua frente, veiculou sobretudo as intuições básicas da Teologia da Libertação, então em seus primeiros passos. Na fase atual, a REB mantém acesa a chama do ideal primitivo, realça as dimensões de eclesialidade e de ecumenismo e se adéqua às atuais tendências acadêmicas.

Seus destinatários são sacerdotes e pastores, teólogos e professores, agentes de pastoral e líderes comunitários, estudiosos da religião e todos quantos desejam acompanhar, de alguma forma, a atuação e a reflexão da Igreja Católica, particularmente no Brasil.

A REB é editada pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, RJ, em parceria com a Editora Vozes e a Universidade São Francisco, de Bragança Paulista, SP.

A REB é quadrimestral e está disponível online.

RIBLA – Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana

A RIBLA é fruto de um amplo e longo movimento bíblico ecumênico na América Latina e Caribe. Ela nasceu num encontro de biblistas realizado em 1986, em São Bernardo do Campo, e o primeiro número foi publicado em 1988. A revista é publicada simultaneamente em português e espanhol três vezes ao ano.

RIBLA n. 81 - 2020Desde seu lançamento em 1988, entre outras revistas irmãs do movimento bíblico ecumênico de contexto latino-americano, a RIBLA tem sido uma persistente voz que se lança desde a experiência de fé e luta das comunidades da América Latina e Caribe.

Suas raízes, assim, alcançam as profundezas sociais e existenciais dos povos que deram origem à Bíblia e as experiências de fé e luta das populações da América Latina e Caribe. Ao unir duas realidades tão distintas e, ao mesmo tempo, de reivindicações tão similares, a RIBLA propõe que dores, utopias e poesias dos pobres são mediações hermenêuticas decisivas e necessárias para a leitura bíblica. Seu escopo, por consequência, pensa a interpretação bíblica ecumenicamente, na pluralidade de métodos e contextos.

Faça o download de todos os números da RIBLA em espanhol no Centro Bíblico Verbo Divino.

Leia Mais:
Cahiers Évangile: lista cronológica

Print Friendly, PDF & Email

3 comentários em “Catálogo dos artigos da REB, RIBLA e Estudos Bíblicos”

  1. Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite!

    Estou tendo adquirir dois (02) números antigos da Revista de Interpretação Bíblica Latina Americana (RIBLA), quais seja,, nºs 22 E 29, sobre o Cristianismo Primitivo.

    Poderiam me ajudar encontrar?

    Desde já agradeço!

  2. Antônio,

    No final do post há um link para o Centro Bíblico Verbo Divino, onde você pode fazer o download gratuito de todos os números da RIBLA. Mas em espanhol.

    Para consultar números antigos em português acho que você vai precisar procurar em uma biblioteca. De preferência, uma biblioteca de uma Faculdade de Teologia ou de um seminário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.