O que é compaixão, segundo os evangelhos?

O verbo σπλαγχνίζομαι (splanchnízomai) traduz a ideia de ser movido de compaixão, comover-se, uma emoção muito forte, pois tem o significado de sentir com as entranhas. Em o Novo Testamento este verbo é usado somente nos evangelhos.σπλαγχνίζομαι (splanchnízomai) traduz a ideia de ser movido de compaixão, comover-se

O substantivo σπλάγχνα (splánchna), no plural, tem suas origens ainda no grego clássico, quando era empregado para indicar as partes da vítima que eram oferecidas em sacrifício aos deuses. O termo referia-se às partes consideradas mais nobres dos animais: fígado, coração, rins e pulmões. Usava-se também σπλάγχνα (splánchna) para designar os órgãos sexuais masculinos e o útero ou ventre materno como locais dos poderes da concepção e do nascimento.

Porém, σπλάγχνα (splánchna) podia ser usado em sentido metafórico, representando a sede das paixões, ou seja, o lugar dos desejos incontroláveis e dos sentimentos, podendo significar compaixão ou amor. Mas não foi no grego clássico, e sim no judaísmo tardio que o termo passou a expressar a atitude de ter misericórdia, sentir dó, ter compaixão, como sentimentos provenientes do coração.

Para conhecer mais sobre isso, recomendo a leitura de:

:. PERONDI, I. Presenças do verbo mover-se de compaixão (σπλαγχνίζομαι) nos evangelhos sinóticos. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 46, p. 162-173, jan./abr. 2014 (download em pdf)

O objetivo da presente pesquisa é analisar a presença do verbo σπλαγχνίζομαι (splanchnízomai): “mover-se, ser movido de compaixão, comover-se” nos evangelhos sinóticos. Será feita uma breve investigação desde o uso no grego clássico, na LXX e outros escritos pré-cristãos para identificar a evolução do seu sentido primitivo até o uso exclusivamente teológico caracterizando ações compassivas narradas nos Evangelhos sinóticos. E uma análise comparativa ressaltando as semelhanças e diferenças entre o uso do verbo nos evangelhos de Marcos e Mateus em comparação com o evangelho de Lucas.

:. PERONDI, I.; CATENASSI, F. Z. Misericórdia, compaixão e amor: o rosto de Deus no Evangelho de Lucas. Cadernos Teologia Pública, v. 13, n. 118, 2016 (download em pdf)

rahamîm = misericórdia, derivada de rehem = úteroLucas, o autor do terceiro Evangelho, é um escritor habilidoso. Em sua narrativa, revela a salvação em Jesus, passando por traços do rosto de Deus, desenhados na misericórdia, compaixão e amor. Nessa edição dos Cadernos Teologia Pública, objetivamos oferecer um estudo da misericórdia no Evangelho de Lucas. Passamos pela análise do uso dos termos no campo semântico da misericórdia e compaixão pelo terceiro evangelista, para seguir com o estudo de passagens e temas específicos: os evangelhos da infância, o uso intencional da expressão “mover-se de compaixão”, as parábolas de misericórdia. Finalmente, mostramos no Evangelho de Lucas a preferência de Jesus pelos pequenos, o papel privilegiado das mulheres e os grandes perdões que marcam o relato, especialmente o do malfeitor arrependido na cruz. Ao final, a misericórdia é identificada no terceiro Evangelho como programa de vida, que deve fundamentar a prática das comunidades cristãs. Lucas nos ensina que a forma mais justa de enxergar a história é pela misericórdia.

:. Bíblia: misericórdia e compaixão. Estudos Bíblicos, Petrópolis, v. 33, n. 130, abr/jun 2016.

Muito se pode refletir e dizer sobre a misericórdia e compaixão de Deus. Neste número podemos contar com a diversidade de colaboradores que escrevem sobre o tema tanto a partir do Antigo como do Novo Testamento.

:. Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social – 3 de outubro de 2020.

1. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor a Evangelho. Destes conselhos, quero destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, «o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si». Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita.

2. Este Santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria, que me inspirou a escrever a encíclica Laudato si’, volta a inspirar-me para dedicar esta nova encíclica à Misericórdiafraternidade e à amizade social. Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos.

:. DA SILVA, A. J. Praticar a solidariedade: observações sobre hesedh na Bíblia Hebraica. Post publicado no Observatório Bíblico em 30.06.2020.

Despertar, espalhar, estimular, multiplicar, praticar, promover, provocar, reforçar, resgatar a solidariedade. Estas são algumas das expressões recolhidas em uma busca no Google por “solidariedade na pandemia”, uma referência às ações solidárias desejadas ou executadas durante a pandemia da covid-19 em 2020. Pois você sabia que no Antigo Testamento existe, em hebraico, um conceito semelhante a solidariedade? É hesedh. Vamos aprender mais sobre ele.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.