O humor na cultura judaica

Atualizado em

Comunicado recebido, por e-mail, da Profa. Lyslei Nascimento, do Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da Faculdade de Letras da UFMG:

Estimados pesquisadores, colaboradores e amigos do NEJ, Shalom!

Com grande satisfação, comunicamos o lançamento, on-line, do quarto número da Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (ISSN 1982-3053) no site da UFMG.

Nesse número, dedicado à professora, tradutora e ensaísta Nancy Rozenchan, publicamos o dossiê: Humor: o riso, a ironia e a controvérsia no arquivo da cultura judaica.

Além da entrevista de Nancy Rozenchan, um exemplo de seu brilhantismo e sensibilidade crítica na área de Estudos Judaicos, recebemos de todo Brasil, da Argentina e dos Estados Unidos, contribuições excelentes. Confiram o sumário.
(…)

Aguardamos sua visita e solicitamos a divulgação dessa edição. Convidamos, ainda, pesquisadores, escritores e artistas a colaborarem no próximo número que terá o instigante tema: “Crimes, pecados e monstruosidades no arquivo da tradição judaica”. A data limite para envio de trabalhos é 10 de setembro de 2009. A ementa e as normas editoriais estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/nej/modules/content/index.php?id=58.

Este número contou com a ajuda e o apoio, indispensáveis, dos pesquisadores do NEJ, dos colaboradores, dos pareceristas e da equipe do CEDECOM da UFMG.

Cordialmente,

Lyslei Nascimento
UFMG, Brasil

 

Do sumário, cito aqui somente os artigos:
. Um bestiário universal: o fantástico e a ironia na ficção de Primo Levi – Alcebíades Diniz Miguel
. Introdução a Zacarias: controvérsias e dificuldades interpretativas – Fábio Py Murta de Almeida
. Ironia e genealogia em A estranha nação de Rafael Mendes, de Moacyr Scliar – Glauber Pereira Quintão
. Ressonância e dissonância judaicas: a diáspora e o exílio como objetos do literário – Helena Lewin
. Alguns aspectos do humor judaico – Jacó Guinsburg
. “O velho Marx”: do humor, da ironia e da crítica em Moacyr Scliar – Juliana de Paula Sales Silva
. Morte e ironia em “A exposição de rosas”, de István Örkény – Leonardo Francisco Soares
. Humor e Shoah: O trem da vida – Lyslei Nascimento
. Os pais comem frutos verdes e os dentes dos filhos ficam embotados? Considerações sobre o pecado em Romance de família, de Edna Mazya – Nancy Rozenchan
. D. Pedro II visita uma loja de antiguidades em Jerusalém: uma controvérsia sobre antiguidades moabitas e o Affair Shapira – Reuven Faingold

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário