Israel Finkelstein e Thomas Römer dialogam sobre o Pentateuco

FINKELSTEIN, I.; RÖMER, T. Às origens da Torá: novas descobertas arqueológicas, novas perspectivas. Petrópolis: Vozes, 2022, 184 p. – ISBN 9786557135419.

Esta obra demonstra como é possível chegar a hipóteses mais sólidas mediante a reunião de observações arqueológicas e exegéticas. A aproximação da arqueologia e asFINKELSTEIN, I.; RÖMER, T. Às origens da Torá: novas descobertas arqueológicas, novas perspectivas. Petrópolis: Vozes, 2022 ciências bíblicas trazem esclarecimentos mútuos sobre mitos que, por vezes, baseiam-se em contextos históricos quase “vestígios de memórias”.

Este volume é uma contribuição valiosa para as disciplinas bíblicas e arqueológicas, e para o interesse dos biblistas pelo trabalho arqueológico, bem como dos arqueólogos pela exegese dita histórico-crítica.

Vale recordar que tanto os biblistas quanto os arqueólogos se interessam pela diacronia, pelos estratos (de um sítio arqueológico ou de um texto), e por uma melhor compreensão de um passado, sem a qual é impossível compreender o presente.

O livro apresenta em seis capítulos aspectos do diálogo de vários anos entre o arqueólogo Israel Finkelstein, israelense, trabalhando em Tel-Aviv, e o biblista Thomas Römer, alemão, trabalhando em Paris. O original francês é de 2019 e reúne textos anteriormente publicados separadamente em inglês.

Os dois primeiros capítulos tratam de questões metodológicas. Israel Finkelstein aborda a arqueologia da Palestina, tanto em seu potencial quanto no mau uso que dela se faz. Thomas Römer propõe a questão dos critérios de que dispomos para tratar os textos do Pentateuco.

Os dois capítulos seguintes tratam dos patriarcas Abraão e Jacó, enquanto os dois últimos abordam as tradições do êxodo e de Moisés.

Os autores têm uma perspectiva moderada e tentam se posicionar mais ao centro no debate entre o “minimalismo” e seus críticos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.