Segundo Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica será realizado em Goiânia em setembro

Da página da Universidade Católica de Goiás e da página da CNBB:

II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica
VII Semana de Estudos da Religião
(Goiânia, 4 a 6 de setembro de 2006)
Libertação – Liberdade: novos olhares

 

1. Apresentação/justificativa
O I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, realizado na Universidade Católica de Goiás (UCG) em Goiânia, de 8 a 10 de setembro de 2004 foi um sucesso. Nasceu daí a proposta de realizar Congressos bienais, sendo o II marcado para o mesmo local, nos dias 4 a 6 de setembro de 2006. Nasceu, no mesmo Congresso de 2004, a Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica, como fórum permanente, para reunir pessoas ligadas à pesquisa, publicação, editoração, ensino e assessoria. Além da prática de eventos bíblicos, tão divulgada nas últimas décadas, o II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica quer ampliar o espaço para divulgação das pesquisas, entendidas como atividade científica. Abrange esforços de análise de textos originais, tradução, exegese e hermenêutica em suas diversas óticas. Envolve o mundo católico, o evangélico, a leitura judaica, a visão popular, entre outras. A presença da Bíblia, livro tão antigo e tão atual, avança nos espaços acadêmicos, especificamente nos cursos de pós-graduação em teologia e ciências da religião em nível de mestrado e doutorado. Chamam a atenção as pesquisas em perspectiva inter- e transdisciplinar, envolvendo outros campos de saber como a antropologia, história, sociologia etc. Também as relações entre Bíblia e literatura têm ganhado em relevância.

2. II Congresso
O II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2006 em Goiânia, ocupando três dias cheios: segunda, terça e quarta-feira. A data prevê uma semana com feriado de 7 de setembro, para facilitar viagens e participações. Como no Congresso anterior, são convidados pesquisadores e pesquisadoras atuantes no Brasil e em outros países, que trabalhem a Bíblia de maneira científica, em nível acadêmico, ou seja, professores/as, pesquisadores/as, escritores/as, tradutores/as, editores/as e estudantes. Com base na participação no I Congresso, calcula-se em torno de 200 o número de participantes.

3. Responsáveis
Pela organização do Congresso e pela publicação dos textos estará responsável o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás (UCG), através da seguinte equipe de coordenação: Profa. Dra. Carolina Teles Lemos, Prof. Dr. Haroldo Reimer e Prof. Dr. Valmor da Silva.

4. VII Semana de Estudos da Religião
O Congresso coincidirá com a realização da VII Semana de Estudos da Religião, promovida anualmente pelo Mestrado em Ciências da Religião. Com isso, pretende-se fomentar a participação dos mestrandos e mestrandas no Congresso através de temas relacionados com a área de Religião e sua interface com o tema do evento. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas. Mediante inscrição, pagamento e participação será conferido um certificado aos e às participantes como curso de extensão da Universidade Católica de Goiás (24 horas).

5. Temática
O tema geral do II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica e VII Semana de Estudos da Religião será Libertação – Liberdade: novos olhares. O tema tem a finalidade de avaliar a trajetória e a situação atual da leitura e pesquisa da Bíblia no Brasil, em torno a essa temática.

6. Programa
A programação do Congresso prevê as seguintes partes: Conferências programadas, Mesas de comunicações, Assembléia da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica.

Dia 4 de setembro – segunda-feira
8:30-10:30
Abertura oficial e celebração da Palavra
Conferência de abertura (I): Prof. Dr. Valmor da Silva
Tema: Leituras do Êxodo na América Latina

11:00-12:30
Mesas de comunicações

14:30-16:00
Mesas de comunicações

16:30-18:00
Conferência (II): Prof. Dr. Francisco Orofino
Tema: Êxodo e libertação ao longo da Bíblia

Dia 5 de setembro – terça-feira
8:30-10:30
Conferência (III): Prof. Dr. Norman K. Gottwald
Tema: As tribos de Javé revisitadas

11:00-12:30
Mesas de comunicações

14:30-16:00
Mesa de comunicações

16:30-18:00
Conferência (IV): Profa. Dra. Tânia Mara Vieira Sampaio
Tema: Êxodo e libertação: mulheres, indígenas e negras

20:00-22:00
Assembleia Geral da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica

Dia 6 de setembro – quarta-feira
8:30-10:30
Conferência (V): Prof. Dr. Jacil Rodrigues de Freitas
Tema: Êxodo, libertação e liberdade no Judaísmo

11:00-12:30
Mesas de comunicações

14:30-16:00
Conferência de encerramento (VI): Prof. Dr. Milton Schwantes
Tema: Êxodo, libertação e liberdade – uma avaliação

16:30-18:00
Assembléia da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica
Encerramento

7. Mesas de Comunicações
Estão previstos os seguintes temas para Mesas de Comunicações; outros poderão ser sugeridos a partir das inscrições e intenções dos e das participantes:
Leituras do êxodo na Bíblia
Bíblia e literatura
Traduções e novos materiais sobre Bíblia
Texto bíblico e história
Texto bíblico e arqueologia
História da religião judaica
Religião, libertação e gênero
Libertação no discurso do neopentecostalismo
Libertação nas práticas de religiosidade popular

Observações:
– Haverá limite de 3 comunicações por mesa; cada comunicação dispõe de no máximo 30 minutos (15 a 20 de apresentação + 10 a 15 minutos de debate); quem prolonga a apresentação da comunicação renuncia ao tempo de debate.

– Até o dia 20 de agosto, poderão ser feitas as inscrições das propostas de comunicação em alguma das mesas temáticas já elencadas ou, então, sugestão de nova mesa temática.

– A proposta de comunicação deverá explicitar o título da comunicação, nome do autor/a, titulação e instituição em que atua, resumo de 10 a 15 linhas (arial 12) e endereço virtual.

– Até o dia 20 de agosto poderão ser feitas propostas de outros temas para mesas de comunicações ou mesas temáticas completas. No caso de sugestão de mesa temática completa, deverá ser indicado o tema aglutinador, o nome da pessoa que coordenará a mesa, bem como tema, nome e resumos das comunicações específicas da referida mesa.

– A ‘comunicação científica’ é um gênero literário próprio, que deve se pautar por brevidade na apresentação (total de 30 minutos, sendo 15 a 20 de apresentação e o restante de debate) e clareza na formulação; a comunicação deve ser clara, contendo introdução breve e panorâmica do tema, desenvolvimento sucinto do recorte temático e conclusão; a comunicação não é um ‘borrão’, mas um texto de 3 a 5 laudas (arial 12, espaço duplo); a comunicação deverá conter: título, nome e titulação do/a autor/a, desenvolvimento, referências no final do texto.

8. Inscrições
As inscrições para o II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica poderão ser feitas via e-mail (mcr@ucg.br e lesil@terra.com.br) ou via correio com disquete para: Universidade Católica de Goiás – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado em Ciências da Religião – Av. Universitária, n.° 1069, Setor Universitário, CEP: 74.605-010 – Goiânia/GO. Os contatos poderão ser feitos pelo telefone (62) 3946-1011, com a Secretária Executiva Geyza Pereira. O material de divulgação do Congresso será disponibilizado na homepage da Universidade Católica de Goiás: www.ucg.br (clicar no ícone eventos).

Custo da inscrição:
50,00 – participantes em geral (com ou sem comunicação)
20,00 – estudantes (com ou sem comunicação)
Associados da ABIB – Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica – em dia com sua contribuição terão desconto de 50% no preço da inscrição do II Congresso.

O cadastramento como associado da ABIB poderá ser feito através de ficha cadastral própria, pagamento de anuidade de R$ 50,00 e envio da ficha e cópia do comprovante de depósito para: Haroldo Reimer, Rua 115-G, n.10, Setor Sul, 74.085-310 – Goiânia/GO (h.reimer@terra.com.br).

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O II CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA BÍBLICA E VII SEMANA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO

NOME:
ENDEREÇO:
PROFISSÃO:
TELEFONE:
E-MAIL:
ENDEREÇO POSTAL:
INSTITUIÇÃO E/OU CAMPO DE ATUAÇÃO:
PRETENDE APRESENTAR TRABALHO:
TÍTULO DO TRABALHO:
RESUMO (10 a 15 linhas):
MATERIAL NECESSÁRIO:

9. Aspectos diversos
Os textos integrais das conferências e comunicações deverão ser encaminhados à comissão organizadora, para a publicação em volume de anais, a ser editado posteriormente ao evento. As Conferências acontecerão no Auditório do Básico, Área II, da Universidade Católica de Goiás (UCG), junto a Praça Universitária, Setor Universitário. As Comunicações serão realizadas em salas de aula na Área II da Universidade. A Universidade disponibilizará toda a infraestrutura do Auditório, isto é, microfones, som, retroprojetor, datashow, devendo os/as pesquisadores que apresentarem trabalhos indicar o material necessário no ato de inscrição. Haverá serviço de fotocópias à disposição dos/das participantes no Campus Universitário. A Secretaria do Mestrado em Ciências da Religião oferecerá apoio na parte de correspondências e inscrições.

10. Hospedagem
Em momento oportuno, haverá a indicação de lugares de hospedagem próximos à Universidade, tais como: Casa da Juventude, Casa das Missionárias de Jesus Crucificado, Comissão Pastoral da Terra a preços bem populares. Também será fornecida uma lista de hotéis e os respectivos preços para quem preferir. A hospedagem ficará por conta dos e das participantes. As refeições correrão por conta dos/as participantes, em lugares à sua escolha. No Campus Universitário há serviço de lanchonete e nas imediações da Universidade, serviços de restaurante. Na pasta de inscrição haverá indicação exata de tais locais para alimentação.

11. Passagens
As passagens dos e das participantes ficam por conta dos mesmos ou de suas Instituições. Pretende-se conseguir organizar um fundo para apoio de participantes com maiores custos de locomoção. Dadas as dificuldades em conseguir recursos extras, apela-se às Instituições para que apoiem seu pessoal interessado. As passagens dos conferencistas das conferências programadas, bem como sua hospedagem, em número de cinco, ficará por conta da Universidade.

12. Publicações do I Congresso
Estão à disposição, para compra, os vídeos referentes ao Congresso anterior, de 2004, sobre Hermenêuticas Bíblicas. Está no prelo e estará a disposição também o livro referente ao I Congresso com as conferências principais, comunicações enviadas e resumos de todas as comunicações.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.