Pode parecer sem interesse para nós, biblistas, mas não é. A maioria dos biblioblogueiros são norte-americanos. Embora os bibliobloggers não sejam o foco desta pesquisa, ela pode nos ensinar algumas coisas interessantes. Bem que eu gostaria de ter uma pesquisa deste tipo sobre os blogueiros brasileiros. E sobre os biblioblogueiros, então?
Veja uma síntese da pesquisa em New Pew Internet Study on Bloggers e depois vá até Bloggers: A portrait of the internet’s new storytellers – July 19, 2006. Aí você pode até ler o relatório de 33 páginas em PDF, cujo link encontra-se nesta página. Neste relatório há tabelas detalhadas com os resultados da pesquisa.
Uma amostra dos resultados está no Bloggers Blog:
- 55% dos blogueiros usam pseudônimo, enquanto 46% usam o próprio nome
- 59% dos blogueiros gastam uma ou duas horas por semana com seus blogs. Um em cada dez blogueiros gasta dez ou mais horas por semana com seu blog. Deste modo, 10% utiliza mais de uma hora por dia para seus blogs
- 34% dos blogueiros consideram seu blog uma forma de jornalismo, mas 65% não
- 56% dos blogueiros usam tempo extra em busca de fatos que desejam incluir em um post
- 49% diz que os leitores de seus blogs são pessoas que eles conhecem pessoalmente
- 87% dos blogueiros permitem comentários em seus blogs
- 18% dos blogueiros dizem que usam feeds (ou RSS = Really Simple Syndication), enquanto que 23% não sabe dizer se tem ou não feeds em seus blogs
- 41% dos blogueiros têm um blogroll (= lista de links para outros blogs) em seus blogs, e destes 18% têm um blogroll com 50 ou mais links.