Quer aprender Hebraico? Veja os blogs sobre Língua Hebraica

Descobri hoje no biblioblog Better Bibles Blog o post Hebraica, assinado por Suzanne McCarthy. Ela trata de blogs sobre a língua hebraica e cita 8 blogs interessantes, dos quais já conheço alguns.

Mas a agradável surpresa foi passear pelos muitos recursos citados no blogroll e demais links de Balashon – Hebrew Language Detective.

Para quem se interessa pela língua hebraica, bíblica ou moderna, vale a visita.

Um dicionário copta

CRUM, W. E. A Coptic Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1939 reprinted by Sandpiper Books Ltd, London & Powells Books, Chicago, 2000.

Este dicionário de copta, muito conceituado, está disponível online.

Como foi terminado em 1939, portanto antes das descobertas de Nag Hammadi em 1945, recomenda-se um complemento como o SMITH, R. H. A Concise Coptic-English Lexicon. 2. ed. Atlanta: Society of Biblical Literature, 1999.

Visite o site da ABE

Visite o site da Asociación Bíblica Española.

La Asociación Bíblica Española (ABE) está formada por hombres y mujeres, de diferentes confesiones cristianas, expertas en Sagrada Escritura que, en respuesta a la necesidad planteada por el Concilio Vaticano II de un estudio constante y cada vez más profundo de la Biblia, se unen para fomentar la investigación y la difusión de la Biblia. Es una Asociación no lucrativa alentada y respaldada por la Conferencia Episcopal Española, a través de la Comisión Episcopal de Seminarios y Universidades.

Son fines específicos de la Asociación:

. Fomentar la investigación bíblica.
. Proporcionar oportunidades a los biblistas españoles para su ulterior especialización.
. Estimular y mantener, respetando la competencia de otras institucio­nes análogas, el contacto entre los escrituristas españoles.
. Ser punto de encuentro para todos aquellos que hacen de la palabra de Dios objeto predominante de su estudio religioso y su actividad apostó­lica.
. Relacionarse, con espíritu ecuménico, con escrituristas no católicos.

Bombardeios israelenses causam catástrofe ecológica no Líbano

Folha Online: 22/07/2006 – 22h02

Da Efe, em Beirute

Bombardeios no Líbano causam catástrofe ecológica

Os bombardeios israelenses sobre o Líbano, que já completaram dez dias consecutivos, provocaram uma crise humanitária e também uma catástrofe ecológica, com uma maré negra se estendendo ao longo da costa libanesa. A mancha, que vai de norte a sul, foi formada pelo combustível que vazou das instalações bombardeadas por Israel, como a central elétrica de Yieh, poucos quilômetros ao sul de Beirute. “A camada de óleo que contamina as praias de Beirute e do resto do Líbano vazou dos navios, das centrais elétricas bombardeadas e dos navios de guerra israelenses atingidos pelo ataque do Hizbollah”, afirmou o prefeito de Beirute, Abdel Melhem Ariss. O ministro do Meio Ambiente, Yacub al-Sarraf, denunciou a “grande catástrofe ecológica, que ameaça a fauna e a flora”. Até agora, ainda não há uma avaliação da extensão exata da camada. “Entramos em contato com a ONU, com a Rempac [organização do Mediterrâneo] e com o Kuwait, que prometeu fornecer produtos químicos para absorver os combustíveis (cont.)