Quer saber mais sobre a crítica textual da Bíblia Hebraica?

Tyler F. Williams, professor de Antigo Testamento/Bíblia Hebraica no Taylor University College em Edmonton, Alberta, Canadá, em seu biblioblog Codex, vem escrevendo uma série de posts sobre a crítica textual da Bíblia Hebraica/Antigo Testamento.

O primeiro texto foi publicado no dia 19 de junho e o sétimo ontem, 24 de julho de 2006. Veja todos os posts desta interessante série clicando em Textual Criticism of the Hebrew Bible.

Tyler F. Williams diz no primeiro post:

I figured I would do a few posts on the textual criticism of the Hebrew Bible, including some discussion of method and manuscripts, some examples, and available resources to aid the student in doing some text criticism. These posts will be based on my research, some of my class lectures as well as an article I wrote with Bruce Waltke a number of years back.

Veja abaixo o assunto de cada post.

1. Crítica textual da Bíblia Hebraica – Uma Introdução
Este primeiro post mostrará a necessidade da crítica textual da Bíblia Hebraica. Mas, antes disso, eu deveria definir o que é “crítica textual”….

2. Recursos para a crítica textual da Bíblia Hebraica
Há um grande número de recursos para os interessados em aprender mais sobre a crítica textual da Bíblia Hebraica. Talvez seja interessante começar com algumas introduções à crítica textual…

3. Testemunhos hebraicos para o texto do Antigo Testamento
Uma das primeiras tarefas de quem faz crítica textual é verificar as variantes existentes nos diferentes testemunhos do texto da Bíblia Hebraica. Este post tratará de alguns destes testemunhos hebraicos do texto…

4. Versões antigas da Bíblia Hebraica
Este post continua a pesquisa sobre os testemunhos do texto do Antigo Testamento, focalizando, agora, as versões mais antigas da Bíblia Hebraica…

5. O Codex Sinaítico: um perfil
O Codex Sinaítico (designado pela sigla א ou S) foi descoberto no século XIX por Constantine von Tischendorf no Mosteiro de Santa Catarina, no Sinai (daí o seu nome). É uma das mais antigas cópias da Bíblia Cristã em grego…

6. A história do texto bíblico
Este post descreverá um pouco da história da transmissão do texto da Bíblia Hebraica…

7. O(s) objetivo(s) da crítica textual
Nos últimos anos surgiu um significativo debate sobre o objetivo da crítica textual. Tradicionalmente dizia-se que o seu objetivo era simplesmente reconstruir o texto original do Antigo Testamento. Com a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, tornou-se evidente que este objetivo não é tão simples como parecia antes. Este post trata do objetivo – ou, talvez, dos objetivos – da crítica textual…