Internet: rede ou malha fina?

We hack everyone everywhere. We like to make a distinction between us and the others. But we are in almost every country in the world. We are not at war with these countries (Snowden).




De um lado…

:: “A internet em princípio é um sistema para o qual você se revela a fim de aproveitar plenamente, o que a diferencia de, digamos, um aparelho que reproduz música. É uma TV que o observa. A maior parte das pessoas nos países desenvolvidos passa no mínimo algum tempo interagindo com a internet e os governos estão abusando em segredo dessa necessidade para ampliar seus poderes além do necessário e do que é apropriado”, escreveu [Edward Snowden a propósito do Prism].

:: Autoridades europeias expressaram ontem ser inaceitável o acesso dos órgãos de inteligência e segurança dos EUA aos e-mails, registros na internet e telefones de seus cidadãos (…) “Esse caso mostra que um claro acordo legal para a proteção de dados não é um luxo nem uma contenção, mas um direito fundamental”, afirmou a comissária de Justiça da União Europeia, Viviane Reding.

Mas do outro…

:: No Congresso americano, a senadora democrata Dianne Feinstein, presidente da Comissão de Inteligência, acusou Snowden de ser traidor. O presidente da Comissão de Segurança Interna da Câmara dos Deputados, o republicano Peter King, disse que Snowden é um “desertor” que tem de voltar ao país para ser julgado. “Ele (Snowden) violou o juramento (de não revelar informação confidencial), violou a lei. É traição”, acusou Feinstein. “Essa pessoa é perigosa para o país. Os EUA têm de impedir que qualquer país dê asilo político a ele”, afirmou King à rede de televisão CNN.

:: O porta-voz do governo, Jay Carney, reiterou a posição expressa por Obama na semana passada de não haver “100% de privacidade com 100% de segurança” ao defender a existência e a continuidade dos programas de vigilância. “Os programas são julgados pelo presidente e por sua equipe de Segurança Nacional como necessários e eficazes”, afirmou.

Fonte: O Estado de S. Paulo: 11/06/2013 – Reproduzido em Notícias: IHU On-Line: 11/06/2013

Leia Mais:
O que é o Prism?