Gerd Luedemann polemiza sobre o Natal

O conhecido professor luterano Gerd Lüdemann, afastado anos atrás pela cúpula de sua Igreja da cátedra de Novo Testamento da Faculdade de Teologia da Universidade de Göttingen, Alemanha, por suas posturas consideradas hipercríticas em relação ao Novo Testamento, gera intensa polêmica às vésperas do Natal, com um press-release sobre o nascimento de Jesus e seu significado.

O texto foi publicado em sua Home Page e igualmente enviado a lista de discussão Biblical Studies ontem, dia 16 de dezembro de 2005.

São 10 itens, nos quais se mesclam afirmações históricas, exegéticas e teológicas. Algumas de suas afirmações são mais do que pacíficas para o mundo acadêmico, outras são permanente objeto de debate, e umas poucas são epistemologicamente complicadas por transitarem do histórico para o teológico, e vice-versa, sem maiores explicações. O resultado da mesclagem, em tom desafiador, é que aquece a polêmica.

Os interessados podem acompanhar o debate que se estabeleceu, lendo os arquivos da Biblical Studies e alguns biblioblogs. Acrescento também o link para um livro publicado em 2002, editado por Jacob Neusner, e que documenta a expulsão de Gerd Lüdemann de sua cátedra.

Convém lembrar que o pesquisador foi, na verdade, transferido para a cadeira de História e Literatura do Cristianismo Primitivo na mesma Universidade, ficando proibido de lecionar Novo Testamento.

Leia Mais:
Gerd Luedemann on Christmas (lista de discussão biblical-studies)
Gerd Lüdemann (na Wikipedia, em alemão)
Home Page von Gerd Lüdemann (em alemão e inglês)
Lüdemann on Christmas (Mark Goodacre’s NT Blog – a melhor análise que vi até agora, feita por Mark Goodacre)
NEUSNER, J. (ed.) Faith, Truth, and Freedom: The Expulsion of Professor Gerd Lüdemann from the Theology Faculty at Göttingen University (Symposium and Documents). Global Publications at SUNY Binghampton University, 2002
The Christmas stories are pious fairy-tales (Home Page de Gerd Lüdemann)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário