Resenhas na RBL – 06.06.2013

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

M. Eugene Boring
An Introduction to the New Testament: History, Literature, Theology
Reviewed by Pheme Perkins

Douglas A. Campbell
The Deliverance of God: An Apocalyptic Rereading of Justification in Paul
Reviewed by Jeffrey F. Cayzer

Naftali S. Cohn
The Memory of the Temple and the Making of the Rabbis
Reviewed by Joshua Schwartz

Yolanda Dreyer
Institutionalization of Authority and the Naming of Jesus
Reviewed by Yongbom Lee

Ben C. Dunson
Individual and Community in Paul’s Letter to the Romans
Reviewed by Jason Weaver

David Emanuel
From Bards to Biblical Exegetes: A Close Reading and Intertextual Analysis of Selected Exodus Psalms
Reviewed by David G. Firth

Saul M. Olyan, ed.
Social Theory and the Study of Israelite Religion: Essays in Retrospect and Prospects
Reviewed by Bob Becking
Reviewed by Aren M. Maeir

Jacques Vermeylen
Les Prophètes de la Bible et la fin des temps: XXIIIe congrès de l’Asssociation catholique française pour l’étude de la Bible (Lille, 24–27 août 2009)
Reviewed by Daniel Timmer

Pieter G. R. de Villiers and Jan Willem van Henten, eds.
Coping with Violence in the New Testament
Reviewed by James Hanson

>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

A atuação dos cristãos no processo de redemocratização

Nos dias 26 e 27 de junho, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNNB), promove o Seminário Internacional Memória e Compromisso. O evento será realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB) e tem por objetivo relembrar a atuação dos cristãos no processo de anistia política e de redemocratização do Brasil durante o período de 1964 a 1988.

Para a CBJP, o resgate dessa memória é fundamental para fazer justiça aos que vivenciaram diversas violações de direitos e para alimentar as esperanças em tempo de opressão, bem como para lançar luzes aos desafios da atualidade. Por isso, o evento pretende provocar reflexões a cerca da conjuntura político-social brasileira com discussões que envolvem o modelo atual de Estado e de desenvolvimento adotado pelo país e suas consequências para a sociedade.

A reflexão contará com a presença de nomes como padre Oscar Beozzo, Hamilton Pereira, padre Leonel Narvaez, Maria Clara Bingemer, Maria Vitória Benevides, frei Carlos Mesters, pastor Walter Altmann, dom Celso Queiroz, entre outros.

O encontro será pautado em análises da conjuntura nacional, internacional e eclesial, do período ditatorial. A reflexão será no sentido de entender quais eram os desafios teológicos e institucionais da Igreja nesse período. Os participantes ainda acompanharão falas sobre os cristãos em luta por transição em diversos países; resgate de experiências e memória da atuação dos cristãos e instituições cristãs; e uma reflexão sobre justiça de transição e desafio cristão de reconciliação, entre outros temas.

Memória e Compromisso

O Seminário consiste na primeira fase do projeto Memória e Compromisso. Esse projeto é realizado em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e conta com apoio da Comissão Nacional da Verdade e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

O projeto também conta com a participação do padre Zezinho e Frei Betto, que não participarão do Seminário, mas vão colaborar em outras etapas (como a publicação do livro, do DVD e do CD com as conclusões do projeto).

Participação

Podem participar estudantes, pessoas de todas as denominações religiosas, agentes pastorais, membros de organismos, profissionais e militantes da área de direitos humanos, e demais interessados. Será emitido certificado de participação, com as horas correspondentes.

Os interessados devem acessar o site da Comissão Brasileira Justiça e Paz e preencher a ficha de inscrição.

Mais informações:
Tel: (61)3323-8713
E-mail: cbjpagenda@gmail.com

Fonte: Seminário pretende relembrar a atuação dos cristãos no período da ditadura: CNBB 06/06/2013