A Teologia do Pluralismo Religioso e seus desafios

Teologia Pluralista e Teologia da Revelação. Entrevista especial com Faustino Teixeira
A teologia do pluralismo religioso vem buscando responder a um dos mais importantes desafios do século XXI: como acolher com respeito a pluralidade religiosa. Aos poucos vem firmando a convicção de que o pluralismo religioso é uma realidade de princípio, não um dado contingencial (…) Gosto de utilizar uma metáfora de Christian Ducquoc para situar a questão: a “sinfonia adiada”. Trata-se de um recurso por ele utilizado para romper com a ingênua idéia de um plano divino magistral que estaria conduzindo as outras tradições religiosas para um único aprisco. No âmbito da teologia católica conhecemos de perto esta perspectiva de uma “teologia do acabamento”, que não consegue ver nas outras religiões senão “marcos de espera” para uma inserção “purificadora” no cristianismo. Esta “obsessão pela unidade” pode, em verdade, obstruir ou ocultar o caráter enigmático que preside a diversidade inter-religiosa. De fato, a verdade da religião não se condensa numa única tradição religiosa, mas na sinfonia que preside a sua interação.

Este é um trecho da entrevista que o teólogo Faustino Teixeira concedeu à IHU On-Line sobre a teologia do pluralismo e do diálogo inter-religioso e sobre a influência da teologia latino-americana para a construção da paz mundial. O próximo Congresso da SOTER – julho de 2010 – abordará o tema.

Faustino Teixeira é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR-UFJF).

Fonte: Notícias: IHU On-Line – 04/07/2010

Leia Mais:
Qual é o futuro da teologia? Para onde ela vai?
SOTER 2010: comemorando 25 anos
Por que você quer estudar Teologia?
Concilium: Teologia do Pluralismo Religioso

Print Friendly, PDF & Email