Como seria a Terra com humanos?

Enquanto em seu livro Alan Weisman projeta como seria a Terra sem humanos (The World Without Us), hoje é um bom dia para olharmos como anda a Terra com humanos…

:: Mais de 400 mortos no norte do Iraque em explosõesVeja quem são os Yazidi

:: Terremoto no Peru chegou a 8 graus na escala Richter e deixa centenas de mortos e milhares de feridos

:: O que pensa o presidente da Philips do Brasil, do “Cansei”, sobre o Piauí

:: Crise imobiliária nos EUA provoca turbulência no mercado

Livro de Lester Grabbe sobre o Período Persa

GRABBE, L. L. A History of the Jews and Judaism in the Second Temple Period: Vol 1, Yehud: A History of the Persian Province of Judah. London: T & T Clark, 2006, 496 p. ISBN 0567043525.

Este é o primeiro de 4 volumes previstos por Lester L. Grabbe para Uma História dos Judeus e do Judaísmo no Período do Segundo Templo. Este volume cobre a época persa, sendo que a edição em capa dura (hardcover) saiu em 2004, enquanto esta, em brochura (paperback), é de 2006.

Esta obra é a expansão de um estudo anteriormente publicado com o título de Judaism from Cyrus to Hadrian. 2 vols. Minneapolis: Fortress, 1992. Ela se tornou necessária, pois ocorreu, principalmente a partir de 1990, uma verdadeira explosão de publicações de livros e artigos sobre o Judaísmo do Segundo Templo. Quem estuda História de Israel ou qualquer área do Antigo Testamento sabe da enorme importância em se conhecer o chamado período pós-exílico, pois foi nas épocas persa e grega que a maioria dos textos da Bíblia Hebraica foi escrita.

Rasgados elogios a esta obra de Lester L. Grabbe foram feitos por John W. Betlyon, da Pennsylvania State University, USA, na resenha escrita para a CBQ de julho de 2007, p. 545-546.

John W. Betlyon conclui assim sua resenha:
Tendo escrito um trabalho que interessa a historiadores, biblistas, arqueólogos e a todos os estudiosos do Período Persa (ca. 550-331 AEC), Grabbe prestou um tremendo serviço ao reunir tantas fontes a novas ideias e possíveis interpretações deste período histórico. Embora o leitor possa não concordar com todas as conclusões de Grabbe, sua pesquisa e seu rigor são impecáveis.

Ora, a obra de 1992 já era muito boa. Portanto, é preciso ir à luta: ler esta também… e torcer para que saiam logo os outros volumes.

Leia mais sobre esta e outras obras de Lester L. Grabbe aqui.