Dicionário de Ciência da Religião

USARSKI, F.; TEIXEIRA, A.; PASSOS, J. D. (orgs.) Dicionário de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus/Paulinas/Loyola, 2022, 920 p. – ISBN 9786555624847.

A Paulus Editora, em parceria com as editoras Paulinas e Loyola, apresenta ao público o “Dicionário de Ciência da Religião”, organizado pelos professores Frank Usarski,USARSKI, F.; TEIXEIRA, A.; PASSOS, J. D. (orgs.) Dicionário de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus/Paulinas/Loyola, 2022 Alfredo Teixeira e João Décio Passos. A obra é considerada um marco epistemológico do estudo da Ciência da Religião.

O “Dicionário de Ciência da Religião” é resultado de cinco anos de trabalho que contou com a dedicação de 106 autores entre brasileiros e estrangeiros. A obra possui 920 páginas com 303 palavras e 207 verbetes, sendo o primeiro lançado na língua portuguesa.

A presente publicação traz um conjunto de verbetes que sintetizam, catalogam e instrumentalizam o estudo científico da religião. De acordo com os autores, não se trata de um dicionário das religiões, pelo contrário, é um estudo da ciência da religião que futuramente poderá ser melhorado e ampliado a cada descoberta.

Os verbetes presentes na obra foram elaborados por um grupo de estudiosos nacionais e internacionais que oferecem ao público as informações básicas sobre a história, estruturas conceituais e as aplicações acadêmicas de cada temática sistematizada. Este lançamento — considerado inédito no Brasil e Portugal —, é de grande relevância histórica na medida em que expõe um balanço geral das pesquisas e do estado da arte dos estudos da religião nos dois países.

De acordo com os autores, os tempos atuais exigem um maior conhecimento para um melhor diálogo com as diversas realidades religiosas da sociedade. Este volume é um marco no estudo científico da ciência da religião no Brasil, pois revela uma estreita ligação com a prática religiosa. Vale ressaltar que este dicionário contribui para um estudo mais aprofundado de características marcantes da religião do povo brasileiro.

Ainda segundo os organizadores, o “Dicionário de Ciência da Religião” deseja ser não somente uma ferramenta de trabalho para uma determinada área de conhecimento, mas, sobretudo, um marco epistemológico de um projeto que expressa, ao mesmo tempo, um ponto de chegada de certos domínios teóricos e metodológicos traduzíveis em conceitos distintos, maduros e úteis e um ponto de partida, no sentido de um balanço provisório que ali se apresenta, mas que pede sucessivas atualizações.

A publicação destina-se a estudantes de ciências da religião, estudantes de teologia, religiosos (as), agentes de pastorais e demais interessados no conhecimento sobre a Ciência da Religião. Em suma, o “Dicionário de Ciência da Religião” é uma contribuição histórica que irá favorecer os diversos trabalhos e apresentações sobre o tema, com base no pensamento científico de grandes estudiosos da área.

Os organizadores

João Décio Passos é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), e Teologia pela Pontifícia Faculdade de teologia N.S. da Assunção (1991). É mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e também em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2009) além de doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Livre Docente em Teologia pela PUC-SP atua como professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor doutor do Instituto Teológico São Paulo.

Frank Usarski é doutor em Ciência da Religião pela Universidade de Hannover, Livre-Docente em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Assistente do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião na mesma Universidade.

Alfredo Teixeira é professor associado da Faculdade de Teologia. Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa. Mestre em Teologia Sistemática e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.