Morreu o biblista Johan Konings (1941-2022)

Morreu em Belo Horizonte, no dia 21 de maio de 2022, aos 80 anos de idade, em decorrência de um aneurisma cerebral, o biblista Johan Konings. Konings era um dos mais ilustres membros do grupo dos Biblistas Mineiros.

Johan Maria Herman Jozef Konings era Mestre em Filologia Bíblica (1968) e Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica (1972). Veio aoJohan Konings (1941-2022) Brasil, como sacerdote diocesano, em 1972. Foi professor de exegese bíblica na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (1972-1982) e na PUC do Rio de Janeiro (1984). Em 1985 entrou na Companhia de Jesus (jesuítas) e, desde 1986, atuou como professor de exegese bíblica na FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2011.

Konings está presente no Observatório Bíblico em várias postagens. Confira aqui.

No site da CNBB, leio:

Faleceu neste sábado, 21 de maio, às 16h, em Belo Horizonte (MG), em decorrência de um aneurisma cerebral, o padre jesuíta Johan Konings, filósofo, filólogo e doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Ele era professor titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE e autor de vários livros. Padre Johan encontrava-se internado, desde ontem, no hospital Madre Tereza, na capital mineira.

(…)

Natural da Bélgica e radicado no Brasil desde 1972, padre Johan Konings foi membro da equipe, composta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se dedicou à coordenação de Tradução e Revisão oficial da Bíblia que é referência para a Igreja no Brasil.

O trabalho de tradução, que levou 11 anos, foi oficialmente lançado no dia 21 de novembro de 2018, durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília (DF).

Ele também participou como perito na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma, em 2008, com o tema “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”.

(…)

Dedicou-se principalmente à exegese dos Evangelhos, especialmente ao de João, e à hermenêutica e tradução da Bíblia. Foi organizador da Tradução Ecumênica da Bíblia (1994) e da tradução do Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral (Denzinger-Hünermann), primeira edição (2007) e segunda edição atualizada em 2013. Era membro da Society of New Testament Studies (SNTS) e da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB).

Veja no Youtube:

Tributo ao Prof. Dr. Johan Konings: celebração dos seus 80 anos

Missa de Corpo Presente do Padre Johan Konings – Transmitido ao vivo em 22 de maio de 2022

Leia:

Johan Konings – *1941 – +2022. Foi um dos tradutores da bíblia oficial no Brasil – Jesuítas Brasil: IHU – 23 de maio de 2022

Homenagem ao Pe. Johan Konings, SJ – Patrus Ananias: IHU – 23 de maio de 2022

Dos “sinais” à “glória”: Johan Konings, ouvinte e servidor da Palavra – Geraldo De Mori: IHU – 27 de maio de 2022

Confira as publicações de Johan Konings na Amazon.com.br e no WorldCat.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Morreu o biblista Johan Konings (1941-2022)”

  1. Eu conheci o trabalho do biblista Johan Konings pela sugestão pessoal de leitura do próprio Airton, mantenedor deste blog. Fascinou-me a didática, a pluralidade e extensão da abordagem de Johan. Abriu-me avenidas de conhecimento. Ainda que se ousasse discordar de algumas passagens dele, ele nos fazia refletir e nos acrescentava.

    É triste saber da passagem de uma pessoa que se foi prematuro para mim. Eu sinto já saudade. Certamente o grupo dos Biblistas Mineiros sente muito mais, pela despedida de tão ilustre companhia.

    Muito obrigado, mestre Konings, pela sua presença e generosidade nesta face do Divino.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.