Órfão do Kurumin em busca de outra distro

Para quem, como eu, ficou órfão do Kurumin, infelizmente descontinuado – veja aqui – a distribuição Linux que dele mais se aproxima, no momento, parece ser o Big Linux. Foi o que conclui, com meus limitados conhecimentos na área.

Passei algumas horas, nestes últimos dias, examinando as sugestões de outros usuários e as características de outras distros. Fiquei entre o Ubuntu 9.04, o Kubuntu 9.04 e o Big Linux 4.2, que acabou sendo minha opção por ser mais brasileiro em suas configurações. Funciona muito bem para mim. Aguarda-se, para breve, a versão 5, que atualizará muita coisa.

Mas, cada um tem um gosto e há distribuições para todos os gostos: o Ubuntu é a distro mais popular do momento – observe o Ranking de Visitas, coluna no lado direito, em DistroWatch.com – enquanto o Mandriva é elogiado pela beleza e por aí vai.

Veja, por isso, as recomendações do Morimoto em ISOs de distribuições Linux e no Fórum do Guia do Hardware, em GNU-Linux, FreeBSD e Software Livre, busque o tópico Linux! o que vocês estão usando? onde usuários procuram responder a 6 questões:

1) Qual distribuição você usa?
2) O que te agradou nela?
3) Por que começou a usá-la?
4) Qual foi sua primeira distribuição?
5) Quanto tempo você está no “Mundo Livre”?
6) Qual distribuição você indicaria aos iniciantes? Por que?

E existe ainda um Projeto Kacique, que se apresenta como futuro descendente do Kurumin. Vingará? Sei não…

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.