Firefox Portátil agora em português do Brasil

O Mozilla Firefox, Portable Edition, versão 3.5.1, foi lançado hoje. E, a partir desta versão, o Firefox Portátil vem também em língua portuguesa, tanto do Brasil como de Portugal.

Veja a novidade em Localization, o que dispensa toda a “ginástica” usada anteriormente para termos o Firefox Portátil em nossa língua.

Cito John T. Haller, em Mozilla Firefox, Portable Edition 3.5.1 Released – July 17, 2009 – 1:12pm:
This new release updates Firefox to 3.5.1. We’ve also expanded the languages available to include Chinese (Simplified and Traditional), Dutch, English, French, German, Hungarian, Italian, Japanese, Polish, Portuguese (Portugal and Brazil), Russian and Spanish (Spain and International)… And, as always, it’s open source and completely free.

O ressentimento de classe e a indignação moral

… qualquer pessoa de esquerda sabe que quando um problema político vem embrulhado como se fosse um problema moral, são os defensores do status quo, os poderosos e as forças conservadoras que se beneficiam, escreve Idelber Avelar, em O Biscoito Fino e a Massa, no post A esquerda e o unicameralismo, em 17/07/2009 – 13h41

Já dei uns palpites sobre isso, em outro contexto, mas acho a frase acima a coisa mais acertada do mundo.

E meu colega da PUC-Campinas e amigo Luiz Roberto Benedetti já escrevia em sua tese de doutorado – Templo, Praça, Coração: a articulação do campo religioso católico. São Paulo: Humanitas/USP/FAPESP, 2000 – ISBN 8586087750 – que é mais do que evidente na classe média sua insegurança e, sobretudo, seu ressentimento social, mas que aparece, geralmente, disfarçado como indignação moral. Este é um mecanismo sob medida para a classe média desobrigar-se de um compromisso social efetivo, reduzindo os problemas do mundo a problemas morais [veja a citação em meu texto acima mencionado].

É o que mais se vê no modo como a grande mídia repercute a atual (atual?) “crise” (crise?) política brasileira.