Sou iniciante, qual distro Linux devo usar?

Como escolher sua distribuição GNU/Linux – Xerxes Lins: Viva o Linux – 05/09/2014

Artigo para iniciantes que estão com dúvidas sobre qual distribuição GNU/Linux usar.

Diante de tantas distribuições disponíveis, é normal o usuário de GNU/Linux ficar em dúvida sobre qual distribuição deve escolher. Este artigo não é uma ajuda para quem sofre de crise de distro, e sim, uma ajuda para quem está em busca da distribuição ideal para sua realidade. O artigo destina-se a usuários domésticos, não profissionais. Veremos alguns pontos essenciais que devem ser levados em consideração antes de escolhermos uma distribuição. São eles:

:. Compatibilidade com o processador
:. Estabilidade
:. Modernidade
:. Documentação
:. Repositório
:. Facilidade de uso
:. Ambiente gráfico

Ao final do artigo, disponibilizo links para as distribuições citadas. E um aviso: as distribuições aqui citadas, são algumas com as quais tive mais contato, mesmo que por alto, e por isso, é claro que deixei de fora MUITAS outras. Por isso, o artigo pode ser injusto com algumas distribuições. Trata-se menos de uma análise e mais de um compartilhamento de experiência. Por favor, se acharem que cometi alguma injustiça grave com alguma distribuição (seja citando ou deixando de citá-la), deixe um comentário como contribuição. Obrigado pela atenção.

Em um comentário ao artigo, por lcavalheiro, leio: Eu gostei muito do artigo, Xerxes, mas ele me deixou com uma pergunta. Que tipo de usuário você tinha em mente na hora de escrevê-lo? Xerxes respondeu: Não pensei muito sobre isso, lcavalheiro, mas imaginei algo como um usuário que já instalou alguma distribuição, e tem, sei lá, no máximo um ano de experiência com Linux, mas começou a enjoar e está pensando em escolher uma outra distro para chamar de sua, mas se sente perdido diante da quantidade existente.


Por isso, se você ainda não conhece o Linux, talvez deva ler uns três parágrafos de O que é o Linux? antes de prosseguir com este artigo, que continua:

Alguns pontos que devemos levar em consideração na escolha de uma distribuição…

Leia o texto completo.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.