I Seminário Internacional sobre o Jesus Histórico

Como noticiado aqui, John Dominic Crossan virá ao Brasil para participar do I Seminário Internacional sobre o Jesus Histórico em outubro de 2007. O Seminário será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).


Recebo da Profa. Dra. Cláudia A. P. Ferreira, da FL/UFRJ, a seguinte notícia:

As inscrições para as Comunicações Livres do I Seminário Internacional sobre o Jesus Histórico estão abertas desde o dia 1º de junho de 2007.

As comunicações deverão ter como eixo temático questões diretamente relacionadas com o tema Jesus Histórico. Serão selecionados doze (12) trabalhos. Cada pesquisador disporá de quinze (15) minutos para apresentar a sua comunicação. Ao término, será realizado um debate com quarenta e cinco (45) minutos de duração. A Comissão de Seleção será formada pelos organizadores e conferencistas convidados do I Seminário Internacional sobre o Jesus Histórico.

O envio do trabalho será feito apenas via Correio. Para receber o edital, envie um e-mail para cursojesushistorico@yahoo.com.br

Vitor Orlando Gagliardo – Coordenador do Evento. Tel.: (21) 8136-2645.

Print Friendly, PDF & Email

2 comentários em “I Seminário Internacional sobre o Jesus Histórico”

  1. A tentação de se transformar fé em História criou um dilema ético de difícil solução para a cristandade. A atualidade dessa questão tão antiga sublinha o poder do Jesus cultural sem nada acrescentar à sua “figura histórica”. No assunto da não existência do Jesus histórico, além da argumentação disponível na Internet, evidentemente como um reflexo de laboriosas pesquisas, existia uma pergunta para a qual eu não encontrava resposta: por quê? Tudo tem a sua razão de ser, principalmente a instituição de uma nova cultura religiosa do vulto do cristianismo. Seria possível que o fundador desta crença jamais tivesse existido? Seria sim. Entretanto, para mim, faltava explorar o problema por um lado inequívoco e digno de uma acurada apreciação ─ a necessidade de tal concepção. O jeito foi pesquisar. Investi alguns anos na dedicação dessa tarefa. Minha curiosidade aguçou-se por não encontrar livro algum voltado a esclarecer assunto tão relevante do ponto de vista histórico. A versão da História Universal me parecia um esparadrapo sobre uma antiga ferida. Destoava da cor e da natureza do tecido daquilo que nos é apresentado como História. O resumo dessa minha pesquisa está publicado na Internet, como um e-book, no site https://www.ebooksbrasil.org/ Clique em “Entrar” e depois em “Nacionais”. O título é: Jesus Cristo – um presente de gregos, de Ivani de Araujo Medina. Minha tese oferece outra versão da história do cristianismo e é apresentada de forma simples para o leitor comum. Assim sendo, você terá a oportunidade de conhecer uma dissertação que escapa da forma usual de como o assunto é tradado. Será umprazer trocar idéias a respeito. Abraço.

Os comentários estão encerrados.