O documento de Aparecida visto por oito teólogos

Na edição 224 da IHU On-Line, Revista do Instituto Humanitas Unisinos*, de 18 de junho de 2007, foi feita uma análise do documento final da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

Foram entrevistados 8 teólogos: Benedito Ferraro, Mário de França Miranda, Faustino Teixeira, Clodovis Boff, João Batista Libânio, Vanildo Zugno, Geraldo Hackmann e Maria Clara Bingemer.

  • Benedito Ferraro: “Surge da V Conferência um rosto indígena e afro-americano da Igreja latino-americana e caribenha”
  • Mário de F. Miranda: “O Documento de Aparecida realça a fé do povo simples como a grande riqueza da América Latina”
  • Faustino Teixeira: Uma reflexão sobre o pluralismo religioso a partir de Aparecida
  • Clodovis Boff: “O Documento de Aparecida é o ponto mais alto do Magistério da Igreja latino-americana e caribenha”
  • João Batista Libânio: “Aparecida significou quase uma surpresa”
  • Vanildo Zugno: O Documento como prova do jeito latino-americano de ser Igreja
  • Geraldo Hackmann: “Da V conferência emerge uma Igreja comprometida com a vida humana, de forma integral”
  • Maria C. Bingemer: “O documento não tem o profetismo e o sopro libertador que caracterizou Medellín e Puebla”

Leia:


Diz o Editorial:

A V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe aconteceu de 13 a 31 de maio, em Aparecida, São Paulo. As conclusões da reunião compõem o Documento Conclusivo da V Conferência, tema de capa da edição desta semana da revista IHU On-Line. O documento ainda não é oficial, pois foi entregue nas mãos do Papa Bento XVI na última segunda-feira, dia 11 de junho de 2007, para aprovação. Enquanto isso não acontece, a IHU On-Line decidiu ouvir teólogos e estudiosos que leram o documento e refletiram sobre os seus pontos principais, com o intuito de projetar os possíveis rumos da Igreja Católica a partir deste evento. Benedito Ferraro, professor na PUC-Campinas, acredita que da V Conferência surge um rosto indígena e afro-americano da Igreja latino-americana e caribenha. Já o jesuíta Mário de França Miranda afirma que o Documento de Aparecida realça a fé do povo simples como a grande riqueza da América Latina. Por sua vez, o teólogo Faustino Teixeira faz uma reflexão sobre o pluralismo religioso a partir de Aparecida. Em sua entrevista, o frei Clodovis Boff afirma que o documento conclusivo da V Conferência “é uma surpresa do Espírito, pois nada deixava prever um texto dessa qualidade. É também um milagre da Mãe Aparecida, a quem o Santo Padre tinha confiado a direção da Assembléia”. Para João Batista Libânio, “Aparecida significou quase uma surpresa”, e o professor Vanildo Zugno vê no Documento final uma prova do jeito latino-americano de ser Igreja. Também contribui com este debate o teólogo Geraldo Hackmann, professor no Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Maria Clara Bingemer igualmente participa da edição com uma entrevista sobre o Documento final da V Conferência.


* Unisinos: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Entrevista do biblioblogueiro Michael Bird

Michael Bird, do biblioblog Euangelion, foi entrevistado por Guy Davies, do blog Exiled Preacher.

Não perca, pois Michael Bird tem uma experiência curiosa de vida: nasceu na Alemanha, foi para o Reino Unido, transferiu-se para a Austrália ainda criança, onde foi paraquedista do exército – (I) spent 13 years in the Australian Army as a paratrooper/intelligence operator – e hoje é professor de Novo Testamento no Highland Theological College in Dingwall, na Escócia.

Gostei muito quando Michael Bird explicou as razões do blogar:
… It is also a great way to think out aloud, disseminate your ideas, share your findings day-to-day, publicise what you’re writing, and keep abreast of what is going on, almost like a real-time link to what is happening in biblical studies.

Ou seja: Um blog é um bom meio para se pensar alto, divulgar idéias, partilhar as descobertas do dia-a-dia, tornar conhecido aquilo que se está escrevendo e manter-se atualizado, como um link em tempo real para o que está acontecendo no mundo dos estudos bíblicos.

Isto é muito próximo daquilo que penso sobre o papel dos biblioblogs e que, com outras palavras, deixei claro em minha entrevista a Jim West, no Biblioblogs.com, em setembro de 2006.

De Michael Bird leia também uma entrevista em Biblioblogs.com, de novembro de 2005.