Um manual sobre a terminologia usada na interpretação da Bíblia

Um amplo glossário da terminologia usada atualmente na interpretação da Bíblia.

An extended glossary of the terminology currently used in interpreting the Bible.

 

TATE, W. R. Interpreting the Bible: A Handbook of Terms and Methods. Peabody, Mass.: Hendrickson, 2006, viii + 482 p. – ISBN 9781565635159.

TATE, W. R. Interpreting the Bible: A Handbook of Terms and Methods . Peabody, Mass.: Hendrickson, 2006Escrito para o leitor culto, mas não necessariamente especializado em estudos bíblicos, este é um glossário com explicação de cerca de 50 termos e métodos de leitura crítica da Bíblia.

Deixando em segundo plano o método histórico-crítico, o manual privilegia os métodos mais recentes, com ênfase nas leituras sincrônicas, literárias, de gênero e socioantropológicas. E dá mais espaço ao Novo Testamento, por ser esta a especialidade do autor, professor de Humanidades na Evangel University, em Springfield, Missouri, USA.

Pode ser muito útil para os nossos estudantes de graduação em Teologia (e seus professores), especialmente nas disciplinas de Introdução à S. Escritura ou Introdução aos Métodos de Leitura da Bíblia.

Uma resenha foi escrita por Steven L. Mckenzie e publicada na Review of Biblical Literature em 27 de janeiro de 2007. O resenhista, professor do Rhodes College, Memphis, Tennessee, recomenda a obra como um instrumento de consulta extremamente útil.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.