Análise narrativa da Bíblia: o método

VITÓRIO, J. Análise narrativa da Bíblia: primeiros passos de um método. São Paulo: Paulinas, 2016, 144 p. – ISBN 9788535640922.

Análise narrativa da Bíblia: primeiros passos de um método faz parte do estudo da Bíblia como literatura e, como o próprio título evidencia, serve de introdução aoVITÓRIO, J. Análise narrativa da Bíblia: primeiros passos de um método. São Paulo: Paulinas, 2016 método de análise narrativa, ainda pouco explorado por estudiosos da Bíblia.

Esta obra explicita os elementos da narração bíblica, centrando-se na tríade narrador-texto-leitor. Como afirma o autor, Jaldemir Vitório, “as perguntas de fundo são: como o narrador trabalhou para produzir o texto a ser oferecido aos leitores? Que recursos literários utilizou para transmitir a mensagem aos leitores destinatários? Como arquitetou o texto que o leitor tem em mãos?”

As explicitações possibilitadas pela análise narrativa dão margem a uma leitura mais rica dos textos bíblicos, para colher da forma mais acertada sua mensagem.

O autor toma o livro de Rute, uma narrativa curta e de grande riqueza, como base para a aplicação do método. Os leitores, dessa forma, terão um primeiro exemplo de como aplicá-lo.

Por sua vez, os exercícios práticos, no final de cada capítulo, são incentivos para o trabalho de descoberta pessoal dos ricos filões de sentido das narrações bíblicas. Quanto mais o leitor se exercitar, tanto mais progredirá na arte de entrar nos meandros do Primeiro e do Segundo Testamento.

A linguagem clara e acessível permitirá a um público muito amplo aproveitar do trabalho de Jaldemir Vitório. Com a leitura atenta desta obra, mesmo pessoas não iniciadas na análise das narrativas bíblicas poderão adentrar o mundo da Bíblia, muito lida, porém mal interpretada pela falta de métodos adequados.

Jaldemir Vitório nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. É jesuíta. Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor de Sagrada Escritura na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Leia Mais:
Leitura socioantropológica do livro de Rute

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.