A Adital

O que é Adital

>>> Agência de Informação Frei Tito para a América Latina

>> É uma agência de notícias que nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional
>> Quer estimular um jornalismo de cunho ético e social
>> Quer favorecer a integração e a solidariedade entre os povos
>> Desvenda para o mundo a dignidade dos que constroem cidadania
>> Dá visibilidade às ações libertadoras que o Deus da Vida faz brotar nos meios populares
>> Faz conhecer o protagonismo dos atores sociais que são nossas fontes de informação e são democratizadores da comunicação.

>>> Ao escolher o nome de Frei Tito de Alencar Lima, morto em 1974, vítima da ditadura militar implantada no Brasil em 1964, fazemos uma homenagem a todas as pessoas que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.

Como nasceu
>> Em dezembro de 1999, três entidades italianas – a Fundação Rispetto e Paritá, a Agência de Notícias Adista, a Rede Radiè Resch -, apresentaram ao Frei Betto a proposta de organizar uma agência de notícias que divulgasse para o mundo a vida e os processos sociais da América Latina e do Caribe. Em 2000, uma equipe começou a estruturar ADITAL, na cidade de Fortaleza, no nordeste brasileiro. Até 2002 contamos com o apoio da: Missionscentral der Franciscaner (Alemanha), ADVENIAT (Alemanha), a Rede “Radiè Resch” (Alemanha), e do Governo do Departamento de Bolzano (Itália). E até 2004 recebemos a colaboração da Fundação “Rispetto e Paritá” (Itália).

>> Hoje são mais de 1.000 ONGs, organizações populares, centros universitários, igrejas e movimentos sociais da América Latina e Caribe que nos enviam, diariamente, suas informações. Estes, junto a duas dezenas de repórteres e mais de quarenta colunistas, constituem o nosso diferencial.

>> A produção de notícias da ADITAL destina-se aos jornalistas da mídia mundial (escrita, radial, televisiva, on-line) e a todos os setores da sociedade civil no mundo.

>> Em português e espanhol.

The Lost Tomb of Jesus no Google

Este é apenas um exercício de curiosidade, sem maior precisão, pois tais buscas variam muito – às vezes, ao longo de um mesmo dia – e muito “lixo” acaba sendo contabilizado, embora todas as frases tenham sido colocadas entre aspas para evitar a ocorrência das palavras isoladamente.

As buscas foram feitas no Google Brasil, utilizando-se a barra do Google no IE7, em 4 de março de 2007, por volta das 21h00, e em 17 de março, por volta das 12h30, horário de Brasília.

Como me parece óbvio, não preciso explicar que o primeiro resultado é de 4 de março e o segundo após o / é de 17 de março…

>> Em toda a web:

  • Lost Tomb of Jesus: 484.000 ocorrências/874.000 ocorrências
  • Talpiot tomb: 31.800 ocorrências/62.000 ocorrências
  • Tumba perdida de Jesus: 16.100 ocorrências/75.000 ocorrências
  • Túmulo perdido de Jesus: 9.120 ocorrências/652 ocorrências
  • Tumba da família de Jesus: 235 ocorrências/220 ocorrências
  • Túmulo da família de Jesus: 24 ocorrências/46 ocorrências
  • Túmulo de Talpiot: 20 ocorrências/59 ocorrências.

>> Páginas em português:

  • Túmulo perdido de Jesus: 989 ocorrências/318 ocorrências
  • Lost Tomb of Jesus: 245 ocorrências/423 ocorrências
  • Tumba perdida de Jesus: 243 ocorrências/214 ocorrências
  • Tumba da família de Jesus: 233 ocorrências/207 ocorrências
  • Túmulo da família de Jesus: 24 ocorrências/46 ocorrências
  • Túmulo de Talpiot: 20 ocorrências/44 ocorrências
  • Talpiot tomb: 14 ocorrências/78 ocorrências.

Observação:
A imprecisão da busca pode ser maior do que pensei inicialmente. É que nas frases em português como “Tumba perdida de Jesus” aparecem alguns resultados também em espanhol…

O Sepulcro Esquecido de Jesus: no Discovery, amanhã

Já que o documentário O Sepulcro Esquecido de Jesus será apresentado aqui amanhã, dia 18 de março, às 20h00, no Discovery Channel, uma boa atualização das discussões sobre estória tão controvertida seria oportuna.

Não acredito que este caso possa ter grandes repercussões no Brasil, mas arrisco um palpite: muita gente vai consumir o produto sem se preocupar com a qualidade, como um Ossuário de Tiago, um Código Da Vinci, a Gruta de João Batista e quejandos, como se dizia antigamente. Ou vai recusar o pacote sem procurar saber porque ele está sendo entregue.

Nos dois casos, a ausência de uma abordagem consciente e crítica é preocupante.