Por que o brasileiro lê pouco? Como descobrir o que vai agradar ao leitor?

 

Folha Online: 07/03/2006 – 17h15

Por que o brasileiro lê pouco?

Vote na enquete e veja resultado de pesquisa.

Só 26 milhões de brasileiros gastam seu tempo com livros. Ou seja, 30% da população alfabetizada acima de 14 anos. O índice de leitura é baixo: menos de dois livros por habitante no período de um ano. Na França, a média é de sete livros. Nos EUA, cinco. Na sua opinião, o que mais prejudica o hábito da leitura no Brasil?

Qual gênero literário mais vende no Brasil? Como descobrir o que vai agradar ao leitor?

Embora a primeira pergunta tenha uma resposta objetiva, a segunda ainda fica envolta em mistério. À parte os livros didáticos, que constituem um segmento próprio no mercado, sem comparação com os demais gêneros, os últimos dados computados pela CBL, em 2003, demonstram que os livros de ficção ainda são os preferidos dos brasileiros, com 12,8 milhões de exemplares oferecidos ao mercado naquele ano. Em segundo lugar vêm 12,175 milhões de exemplares da Bíblia. Caso fossem acrescentados os livros evangélicos (6,9 milhões) e espíritas (5,67 milhões), os volumes de temática religiosa seriam o de maior oferta no mercado brasileiro. Vistas por gênero diferenciado, as obras evangélicas estão em sexto lugar, enquanto as espíritas ficam em oitavo. Obras de referência e consulta ocupam o terceiro lugar na lista, com 8,9 milhões de exemplares, seguidas pelas publicações sobre legislação e direito (8,4 milhões). Livros de auto-ajuda (4,6 milhões) estão na modesta nona posição, enquanto os de administração e gestão empresarial ficam no último lugar, com 2 milhões, aproximadamente (cont.)

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Por que o brasileiro lê pouco? Como descobrir o que vai agradar ao leitor?”

  1. Um dos fatores que determinam a pouca leitura dos brasileiros é o costume,no Brasil não se cultuam a leitura enquanto nos outros paises essa pratica faz parte da cultura.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.