Por que o brasileiro lê pouco? Como descobrir o que vai agradar ao leitor?

 

Folha Online: 07/03/2006 – 17h15

Por que o brasileiro lê pouco?

Vote na enquete e veja resultado de pesquisa.

Só 26 milhões de brasileiros gastam seu tempo com livros. Ou seja, 30% da população alfabetizada acima de 14 anos. O índice de leitura é baixo: menos de dois livros por habitante no período de um ano. Na França, a média é de sete livros. Nos EUA, cinco. Na sua opinião, o que mais prejudica o hábito da leitura no Brasil?

Qual gênero literário mais vende no Brasil? Como descobrir o que vai agradar ao leitor?

Embora a primeira pergunta tenha uma resposta objetiva, a segunda ainda fica envolta em mistério. À parte os livros didáticos, que constituem um segmento próprio no mercado, sem comparação com os demais gêneros, os últimos dados computados pela CBL, em 2003, demonstram que os livros de ficção ainda são os preferidos dos brasileiros, com 12,8 milhões de exemplares oferecidos ao mercado naquele ano. Em segundo lugar vêm 12,175 milhões de exemplares da Bíblia. Caso fossem acrescentados os livros evangélicos (6,9 milhões) e espíritas (5,67 milhões), os volumes de temática religiosa seriam o de maior oferta no mercado brasileiro. Vistas por gênero diferenciado, as obras evangélicas estão em sexto lugar, enquanto as espíritas ficam em oitavo. Obras de referência e consulta ocupam o terceiro lugar na lista, com 8,9 milhões de exemplares, seguidas pelas publicações sobre legislação e direito (8,4 milhões). Livros de auto-ajuda (4,6 milhões) estão na modesta nona posição, enquanto os de administração e gestão empresarial ficam no último lugar, com 2 milhões, aproximadamente (cont.)

Descobertas seis estátuas de Sekhmet, deusa faraônica da guerra

Folha Online: 08/03/2006 – 13h50

Descobertas seis estátuas de deusa faraônica em Luxor

da Efe, no Cairo

Uma equipe de arqueólogos egípcios e alemães descobriu seis estátuas de pedra da deusa faraônica da guerra, Sejmet [= Sekhmet], durante trabalhos de restauração no templo de Amenófis III, no oeste da cidade monumental de Luxor. O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), Zahi Hawas, disse hoje que as deusas – encontradas em uma câmara oculta do templo, situado na região de Kom al-Hitan, na margem oeste do Nilo – foram esculpidas em rocha escura e aparecem sentadas sobre um trono, segurando em sua mão esquerda a chave da vida, segundo um comunicado do CSA. Hawas acrescentou que três das seis estátuas estão em ótimo estado de conservação e acrescentou que esta é a sétima câmara oculta encontrada pela equipe arqueológica conjunta desde que começaram os trabalhos de restauração do templo de Amenófis III, construído há mais de 3.400 anos. O diretor da missão, Hourig Surouzian, assegurou que três das estátuas estão completas, enquanto a quarta ainda tem uma parte enterrada. Das outras duas, só foram encontradas algumas partes (cont.)