Abin e NSA não se comparam

Não mesmo.

:: Espionagem da Abin não se compara aos casos revelados por Snowden, diz embaixador – João Novaes: Opera Mundi  – 04/11/2013
A revelação sobre ações de espionagem da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra diplomatas estrangeiros não pode ser comparada, tanto em escala, quanto em natureza, ao esquema global de vigilância organizado pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), recentemente revelada pelo ex-agente da CIA Edward Snowden. A opinião é do embaixador brasileiro Rubens Barbosa, que também acredita que o caso não deverá causar nenhum incômodo diplomático ao Itamaraty. “O procedimento da Abin é normal e todo mundo faz. O problema é quando ele é revelado [publicamente]. Todos os países fazem e sabem que isso acontece com os outros”, afirmou o diplomata em entrevista a Opera Mundi. Barbosa foi representante do Brasil em Londres (1994-1999) e Washington (1999-2004). Para ele, o episódio se justifica como um caso de segurança nacional, versão defendida oficialmente pelo governo brasileiro. Os procedimentos realizados pela agência também foram normais, já que, em alguns casos, investigavam a possibilidade de espionagem em território nacional.

Leia a notícia completa.

:: Mídia americana minimiza “espionagem” brasileira – Brasil 24/7 – 05/11/2013
Sim, deu no New York Times. A notícia da Folha sobre ações conduzidas pela Agência de Inteligência Brasileira (Abin) relacionadas a supostos alvos diplomáticos repercutiu no maior jornal americano. E colocou o Brasil, segundo a publicação, numa “posição desconfortável”, por estar liderando as críticas à bisilhotagem em larga escala conduzida pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos. No entanto, o próprio New York Times fez questão de enfatizar que a ação da Abin nem de longe pode ser comparada ao que foi feito pelo governo americano nos seguintes termos: By almost any measure, such modest operations stand in sharp contrast to the sweeping international eavesdropping operations carried out by the National Security Agency. Brazil’s president, Dilma Rousseff, recently postponed a state visit to Washington after revelations that the N.S.A. had spied on her and the Brazilian oil giant, Petrobras. Da mesma forma, a denúncia da Folha repercutiu em publicações como o The Wall Street Journal, Huffington Post e o USA Today. Neles, a ação da Abin foi classificada como usual e de pequeno alcance. Ou seja: nada comparável à ação da NSA, que monitorou ligações telefônicas de milhões de indivíduos e grampeou ligações de ministros e chefes de Estado [links para as publicações norte-americanas: aqui e aqui]

Leia a notícia completa.

Morimoto, o Guia do Hardware e o Kurumin

Morimoto abandonou a área de TI para se dedicar à sua religião, Hare Krishna.

Seguindo os tristes passos do FórumPCs, lamentamos informar que o Guia do Hardware encerra suas atividades. O motivo? Seu principal mantenedor, Carlos Morimoto, abandona a área de tecnologia para seguir com projetos pessoais. Graças aos smartphones, os micreiros seriam uma raça em extinção?

(…)

Com a ajuda de colaboradores bem competentes, Morimoto desenvolveu a mais famosa e, talvez, a melhor distribuição Linux brasileira, o Kurumin. Numa época em que eu tinha bastante tempo livre, investi meu tempo e paciência para tentar me livrar das “garras mercenárias da Microsoft” e o Kurumin foi minha porta de entrada para aquele mundo livre e cheio de unicórnios do Debian, onde eu pagaria um preço justo pelo software. Se fosse de graça, melhor ainda, mas paguei pelos CDs do Kurumin à época.

Enfim, Carlos E. Morimoto não se limitou ao Kurumin e o próprio nome do mais conhecido sítio eletrônico dele já denunciava: o Guia do Hardware era uma plataforma de venda para os excelentes livros técnicos de informática que ele escrevia. Inclusive dois desses livros foram resenhados pelo nosso amigo Marcellus Pereira aqui no MeioBit: “Hardware – Guia Definitivo” e “Redes – Guia Prático” (continua)

Veja uma entrevista com o Morimoto.

Fonte: Sobre o fim do GdH: que Deus guie bem teu caminho, Morimoto-sensei! – Emanuel Laguna – Meio Bit