Blogger encerra publicação de blogs via FTP

No dia 1 de maio de 2010 a publicação de blogs do Blogger via FTP terminará… Isto foi anunciado no dia 22 de janeiro de 2010 no Blogger Buzz aqui. Só descobri no dia 6 de março, sábado!

No Painel do meu blog leio:
A publicação via FTP não estará mais disponível após 1 de Maio de 2010 – No momento, você possui blogs que são publicados via FTP. Você deve migrar os seus blogs para um novo URL de domínio personalizado ou para um URL de blogspot. Para saber mais, consulte a documentação de ajuda e o blog dedicado. Iniciar migração agora.

Agora é ler tudo sobre o assunto. depois decidir! Posso migrar para um domínio personalizado em meu provedor ou para o WordPress, também disponível em meu provedor, o Yahoo! Publicar no Blogspot não é meu desejo.

O Blogger dá informação e assistência:
:: Um blog que explica como migrar: Blogger FTP Info e aí se descreve uma ferramenta nova FTP Migration Tool. Deste blog se diz: This is an official blog, maintained by the Blogger team. The purpose of the blog is to provide information about the upcoming shut-down of FTP support on Blogger. O vídeo é muito bom e claro.
:: E uma FAQ sobre a migração, também muito útil. Tudo está ainda só em inglês, embora tenham prometido traduções para outras línguas.

Achei muito interessante ler os comentários que trazem as dúvidas, problemas e soluções encontradas durante a migração e o uso da FTP Migration Tool. O responsável pelo Blogger FTP Info chama-se Rick Klau e está respondendo a tudo. Se a coisa não funcionar, há um formulário para se colocar o seu problema específico, que é o FTP Migration reporting e o Blogger promete recuperar seu blog. E cuidado com a criação do CNAME no seu provedor, algo que não pode ser feito de maneira leviana.

No meu caso, assim como outros milhares, há um problema paralelo: no dia 4 passado voltou o clássico problema de erro na contagem de comentários. Muitos que migraram durante este erro, que ainda não foi resolvido pelo Blogger, perderam seus comentários… Devo esperar a solução disso primeiro, suponho. Que prometem para breve, em Know Issues.

Em minhas leituras descobri dicas de como exportar/importar dados entre blogs do Blogger e entre o Blogger e outras plataformas (WordPress etc) Ou: The Data Liberation Front is an engineering team at Google whose singular goal is to make it easier for users to move their data in and out of Google products. Veja:
. The Data Liberation Front
. The Data Liberation Blog
. Blogger’s Data Liberation Front

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.