A Teologia e seu papel na sociedade brasileira

Recebi ontem, 14 de abril de 2008, alarmante e-mail do Presidente da SOTER, Dr. Afonso Maria Ligorio Soares.

O fato é que muita gente, teólogos inclusive, não está ciente do que vem ocorrendo nos bastidores do Congresso Nacional quando o assunto é Teologia. Ao noticiar em 18 de março passado, no post Para onde vai a Teologia no Brasil? o absurdo que se articula, vi que muita gente se surpreendeu… Observo que os sublinhados no e-mail são meus.

O e-mail:

  • Reunião: A Teologia e seu papel na sociedade – mudanças em curso no MEC e no Congresso Nacional
  • Convocação: Diretoria nacional da SOTER e seu Conselho Regional em São Paulo
  • Quem: Diretores, Coordenadores e Docentes de Faculdades e Institutos de Teologia do Estado de São Paulo
  • Quando: dia 14 de maio de 2008
  • Local: sede da Editora Paulinas – Rua Pedro de Toledo 164, 1º andar, ao lado do Metrô Santa Cruz, em São Paulo-SP.
  • Horário: das 9h às 13h.

São Paulo, 8 de abril de 2008

Prezado colega Diretor/Coordenador/Conselheiro/,

Em nome da Diretoria nacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) e de seu Conselho Regional em São Paulo, gostaríamos de convidá-lo para uma reunião com os diretores de Faculdades e Institutos de Teologia do Estado de São Paulo no próximo dia 14 de maio, quarta-feira. A diretoria da Editora Paulinas gentilmente aceitou sediar esse evento em suas dependências, na Rua Pedro de Toledo 164, 1º andar, ao lado do Metrô Santa Cruz, em São Paulo-SP.

Pensamos em um primeiro encontro de uma manhã, das 9h às 13h. O que nos motiva a tal iniciativa é, em primeiro lugar, retomar a mobilização dos Institutos de Teologia paulistas, de forma a criar um espírito de partilha e mútuo crescimento entre nossas instituições de ensino. Em segundo lugar, move-nos a urgência de alguns acontecimentos que exigem de nós um maior esclarecimento e uma tomada de posição sobre os rumos a serem seguidos.

Ocorre que o papel da teologia na sociedade e seu lugar na academia e no serviço às comunidades estão prestes a sofrer sérios revezes [sublinhado meu], a menos que possamos estar atentos e unidos nesse momento. No âmbito acadêmico (MEC, Capes, CNPq), sentimos sinais de retrocesso e de desqualificação da Teologia como saber acadêmico [sublinhado meu]; no âmbito político, como tem saído na imprensa, há dois projetos tramitando no Congresso Nacional (um no Senado e outro na Câmara) sobre a regularização da profissão de teólogo e a criação de certo “Conselho Federal de Teólogos”; além destes, também foi entregue ao Sen. Pedro Simon um projeto que altera a lei sobre a figura dos “mediadores de conflito” (que hoje são: os psicólogos, os psiquiatras e os assistentes sociais) para aí incluir o profissional diplomado em curso válido de teologia.

Tais projetos, se aprovados, alterarão sensivelmente o reconhecimento civil dos cursos de teologia e dos profissionais neles formados. Na pior das hipóteses, Instituições tradicionais como a Igreja Católica e as Protestantes históricas correm o risco de nem mesmo poder deliberar sobre o que é teologia e quem é o teólogo em suas agremiações [sublinhado meu].

É por isso que entendemos ser muito importante que sua Instituição se faça representar nessa reunião – o diretor, os membros do Conselho e/ou coordenadores dos cursos de Teologia, ou alguém por eles indicado. Sua participação irá contribuir para uma maior aproximação entre nossas instituições e facilitar uma colaboração mais efetiva em vista do fortalecimento da presença pública da Teologia na sociedade, na academia e nas igrejas.
Contando com sua compreensão e participação, despedimo-nos na certeza de podermos encontrá-lo nesta próxima ocasião.

Dr. Afonso Maria Ligorio Soares – Presidente da SOTER
E-mail: soter@soter.org.br

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “A Teologia e seu papel na sociedade brasileira”

  1. Dr. Afonso Soares:Paz!

    Parabens pelo texto sobre a situação da teologia no Brasil.
    Como teólogo filiado a Assembleia de Deus , concordo literalmente com suas colocações , pois há muita gente por aí com titulo de bacharel , mestre e doutor em teologia , sem saber o que realmente isso siginifica. Na verdade esses "pseudo-teólogos" , fizeram ou obteram diplomas por correspondência , ou mesmo facilitado , e agora querem LIDERAR o ensino teológico no Brasil. Tais conselhos ou associações não passam de "institutos de fazer dinheiro fácil". Sou a favor de uma educação teológica livre , respaldada por igrejas sérias como a Católica e as chamadas históricas do protestantismo . Conte comigo dentro das Assembleias de Deus para defender a seriedade dos cursos e instituiçoes de teologia.
    Roberto dos Santos
    Doutor em Teologia pela Friends International Christian University e Pastor da AD por 25 anos. Jornalista , conferencista e autor de várias obras teológicas
    61 – 8111 5138
    roberto.phd@hotmmail.com

Os comentários estão encerrados.