Guerra diverte – o demo acha, diz Guimarães Rosa

Guerra? Veja porque o diabo gosta!

Cerca de 300 mil soldados dos EUA sofrem de sequelas mentais

Cerca de 300 mil soldados americanos estão sofrendo de sequelas mentais e depressão profunda por servirem nas guerras do Iraque e Afeganistão, e 320 mil tiveram danos cerebrais, segundo estimativas de estudo recente da Rand Corporation, organização especializada em pesquisas militares. Apenas a metade deles recebeu tratamento, aponta o estudo divulgado nesta terça-feira pelo instituto. “Os homens e mulheres que serviram nossa nação estão enfrentando sérios problemas de saúde”, disse Terri Tanielian, pesquisador da Rand. “Ao menos que recebam tratamento apropriado e efetivo para os danos que estão sofrendo, haverá consequências de longo prazo para eles e para a nação”, acrescentou Terri em entrevista à Associated Press. O estudo de 500 páginas é o primeiro feito em larga escala e inclui uma pesquisa com 1.965 soldados de várias regiões do país e de todas as divisões das forças armadas, incluindo militares ainda em atividade e veteranos aposentados…

Leia o texto completo.

Fonte: Folha Online: 17/04/2008 – 16h02 (da Associated Press, em Washington)

Loyola no Google Book Search

Edições Loyola é a maior parceira do Google Book Search no Brasil

Edições Loyola é a editora brasileira que ofereceu a maior quantidade de títulos para inclusão no Google Book Search, ferramenta de pesquisa on-line que possibilita a descoberta do conhecimento armazenado nos livros. Do total de 3,5 mil títulos do catálogo de Edições Loyola, 2.700 já estarão disponíveis neste formato ainda no primeiro semestre de 2008, número que pode chegar a 3.200. Comemorando 50 anos de existência em 2008, Edições Loyola é uma das dez maiores editoras do Brasil e conta com um catálogo diversificado, com publicações nas áreas de Filosofia, Teologia, Educação, Pedagogia, Psicologia, Comunicação, Sociologia e Política, História, Artes, Ética e Bioética. A cada mês, cerca de 12 novos títulos e 15 reimpressões se juntam a este universo, totalizando dois milhões de livros impressos por ano. Foi também a primeira editora católica do país a aderir ao novo formato de pesquisas de livros. Para o diretor de Edições Loyola, Pe. Danilo Mondoni, o acordo firmado com o Google abre um novo canal para divulgar o conhecimento armazenado no catálogo da editora. Fundada por jesuítas, Edições Loyola procura dar continuidade à contribuição da Companhia de Jesus à formação e ao fortalecimento da cultura brasileira e à sua missão de promover o enriquecimento cultural e espiritual de seus leitores…



Leia a notícia completa, publicada na página da Loyola em 10 de março de 2008.

Gramatica do Grego do Novo Testamento

A Loyola está anunciando para breve o lançamento do segundo volume da Coleção Ferramentas Bíblicas: uma Gramática do Grego do Novo Testamento.

A.-A. G. Gramática do grego do Novo Testamento. São Paulo: Loyola, 2008, 344 p. – ISBN 9788515035311.

Lembro ao leitor que esta coleção teve início com o excelente livro do Cássio Murilo Dias da Silva, Leia a Bíblia como literatura.

Meus alunos do Primeiro Ano de Teologia do CEARP estão utilizando este livro na disciplina de Introdução à S. Escritura. E sua avaliação é positiva.

Um estudante chamou minha atenção para as comparações feitas pelo Cássio de alguns textos das Bíblias em português e me disse que esta é uma ferramenta que tem sido de muita utilidade em sua atividade pastoral. A diversidade de traduções frequentemente confunde as pessoas, que ficam se perguntando qual é a melhor Bíblia, qual seria a melhor tradução, qual é a mais confiável… O livro do Cássio ajuda a compreender isso.