Resenha de livro de Mario Liverani causa polêmica

Claude Mariottini em Mario Liverani and the History of Israel fez uma resenha da versão inglesa do livro de Mario Liverani, Oltre la Bibbia: Storia Antica di Israele. 6a. ed. Roma-Bari: Laterza, [2003] 2007, 526 p. – ISBN 9788842070603. Leia a resenha e os comentários ao post.

Jim West escreveu um post sobre a resenha, com o título de Claude Mariottini’s Impossible Impossibility [Obs.: blog falecido, link apagado: 22.03.2008]. Que provocouLIVERANI, M. Para além da Bíblia: História antiga de Israel. São Paulo: Loyola/Paulus, 2008 bastante polêmica sobre a questão da historiografia do antigo Israel. Leia o post e os muitos comentários. E recomendo, como complementação, ver o documentário A Bíblia e seu tempo – um olhar arqueológico sobre o Antigo Testamento. Que acabou de sair no Brasil. Em 2 DVDs.

Conheço e uso o livro de Liverani, desde que saiu em italiano em 2003. Acabei de indicar, este que considero um excelente livro, para os meus alunos de História de Israel.

LIVERANI, M. Para além da Bíblia: História antiga de Israel. São Paulo: Loyola/Paulus, 2008, 544 p. – ISBN 9788515035557.

É claro que o livro não é perfeito, mas deve ser visto como uma tentativa séria de trabalhar a hoje tão conturbada “História de Israel”.

Atualmente ninguém consegue mais escrever uma “História de Israel” sem ter que enfrentar muitas polêmicas. Nem mesmo um grande especialista em Antigo Oriente Médio como Mario Liverani.

Penso que uma História de Israel deva ser, hoje, não muito mais do que uma história/estória à base de tentativas e aberta ao debate.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.