Dossiê Shoah

A Profa. Dra. Lyslei Nascimento, do Núcleo de Estudos Judaicos da Faculdade de Letras da UFMG, distribuiu, via e-mail, em 15 de janeiro de 2008, o seguinte comunicado:

É com grande satisfação que comunicamos o lançamento, online, de Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG no site do NEJ. Agradecemos, em primeiro lugar, a todos os colaboradores desse primeiro número, dedicado aos estudos sobre a Shoah. A contribuição dos especialistas que enviaram seus trabalhos foi excepcional. Recebemos artigos, poemas, contos e resenhas de todo Brasil, da Argentina e de Israel, dos Estados Unidos e de Portugal, além da Espanha e da Venezuela. A escolha do tema deveu-se, principalmente, à quase total ignorância ou esquecimento voluntário desse fatal acontecimento que marca, de forma indelével, em sua brutalidade e contundência, o século XX. Nesse sentido, nossa participação no “Seminário Internacional Memória da Shoah”, no Museu Yad Vashem, e no “Seminário Memória e História do Holocausto”, na Universidade Hebraica de Jerusalém, em 2006, foram fundamentais. O extermínio, nos campos de morte nazistas, de 6 milhões de judeus, 500 mil ciganos, 10 mil homossexuais, além de outros grupos minoritários considerados indesejáveis pelo regime de Hitler, não pode ser uma nota de rodapé nos manuais de História, como desejam os negacionistas ou revisionistas. Com essa atitude deliberada, eles compõem um “arquivo do mal” a fim de reduzir a Shoah a um fato irrelevante, abrindo espaço para que, em nossos dias, a intolerância e a barbárie sejam reeditadas. Com essa publicação, desejamos trazer a público estudos que mantenham o arquivo da Shoah continuamente aberto, em memória das vítimas, em defesa da vida. O apoio e a ajuda inestimável dos pareceristas e da equipe do Cedecom da UFMG foram indispensáveis. Também agradecemos à Faculdade de Letras, em especial, à Diretoria, à Coordenadoria de Pesquisa e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. Solicitamos a divulgação do lançamento da Arquivo Maaravi e convidamos pesquisadores, escritores e artistas a colaborarem nos próximos números dedicados aos Estudos Judaicos.

Visite, portanto, Arquivo Maaravi – Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG – n. 1: Dossiê – Shoah: arquivos do bem, arquivos do mal.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Dossiê Shoah”

  1. Grato pelo toque Ayrton. Difícil catalogar as coisas boas que tenho encontrado por aqui. Obrigado por repartir de graça com a gente pérolas de grande valor .)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.