A experiência do divino no antigo Israel

A Paulus publicou recentemente a tradução de um livro de Mark S. Smith, Professor da Universidade de Nova York, que merece atenção:

SMITH, M. S. O memorial de Deus: História, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006 [1. reimpressão: 2018], 264 p. – ISBN 9788534925174.

O original é:

SMITH, Mark S. The Memoirs of God: History, Memory, and the Experience of the Divine in Ancient Israel. Minneapolis: Fortress, 2004, xviii + 187 p.

 

Na página da Paulus há duas avaliações de conhecidos especialistas na área. Destaco a de Carol Meyers: Sofisticado em sua análise, e com uma apresentação acessível, este livro é um brilhante contributo à história intelectual e cultural. Formada com o amplo conhecimento do autor sobre a literatura do Oriente Médio, a obra trata da complexa e fascinante história evolutiva da tradição e das crenças do Antigo Israel. Memorial deve ser uma leitura obrigatória para todos, leitores gerais e especialistas, que desejam entender como a memória coletiva e a amnésia trabalharam juntas para produzir o monoteísmo que se tornou o sinal de qualidade da escritura hebraica.

Duas resenhas da obra podem ser lidas na Review of Biblical Literature: a de Bernhard Lang, da Universidade de Paderborn, Alemanha, publicada em 26/2/2005, e a de Pamela Barmash, da Washington University in St. Louis, St. Louis, MO, USA, publicada em 7/5/2005. As resenhas são animadoras e ambas consideram a obra valiosa, especialmente para se discutir a questão do monoteísmo em Israel, assunto ao qual ele dedica um dos quatro capítulos.

Mark S. Smith tem várias obras importantes sobre Ugarit e sua literatura. Mas, sobre o assunto em questão, pode ser lido, com proveito, um artigo seu na CBQ – The Catholic Biblical Quarterly – vol. 64, n. 4, de outubro de 2002, p. 631-651, com o título de Remembering God: Collective Memory in Israelite Religion.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.