Encontrados restos de camelo gigante que viveu na Síria há 100 mil anos

BBC Brasil – 10 de outubro, 2006 – 15h52 GMT

Cientistas encontram fóssil de ‘camelo gigante’ na Síria

Arqueólogos descobriram na Síria os restos fossilizados de uma espécie desconhecida de camelo gigante que viveu há 100 mil anos.

Os ossos do animal foram descobertos por uma equipe de cientistas suíços e sírios perto do vilarejo de El Kowm na parte central do país. O camelo teria o dobro do tamanho de uma espécie atual. Cientistas acreditam que este tipo de camelo gigante poderia ter sido morto por humanos, que viviam no lugar no mesmo período. Na época, há 100 mil anos, a região possuía água abundante. “Não se sabia que o dromedário estava presente no Oriente Médio há mais de 10 mil anos”, disse Jean-Marie Le Tensorer da Universidade de Basel. A corcova do camelo ficava a três metros de altura e a altura total poderia chegar a quatro metros, tão alto quanto uma girafa ou elefante. Ninguém sabia que uma espécie como esta já existiu”, acrescentou. Tensorer, que está trabalhando em escavações no vilarejo de Kowm desde 1999, afirmou que os primeiros ossos grandes foram encontrados há alguns anos mas a confirmação de que eles pertenciam a um camelo foi feita apenas depois da descoberta de várias outras partes do mesmo animal, recentemente. Entre 2005 e 2006 mais de 40 fragmentos de ossos de camelos gigantes foram encontrados pela equipe. Restos humanos do mesmo período do camelo gigante foram descobertos no mesmo local. O osso longo que forma o antebraço e um dente foram levados para a Suíça, onde estão passando por análises antropológicas (cont.)



Giant camel fossil found in Syria
Archaeologists have discovered the 100,000-year-old fossilised remains of a previously unknown giant camel species in Syria (cont.)

Print Friendly, PDF & Email