Pastoralis: nova forma de pensar a comunidade cristã

Recebi hoje e-mail do ex-aluno e amigo da FTCR da PUC-Campinas, Pe. Rodrigo Catini Flaibam, atualmente pároco de São Cristóvão, Arquidiocese de Campinas, em Valinhos, SP.

Foi uma alegria visitar o site Pastoralis, do qual Rodrigo é o Pároco Virtual. E perceber que, com sua competente equipe, Rodrigo gerencia, não apenas uma página, mas uma nova forma de pensar a comunidade cristã, em perfeita sintonia com os poderosos recursos hoje oferecidos pela net. Parabéns, Rodrigo e equipe.

Claro, a página tem uma seção sobre Bíblia…

 

 

Padre Rodrigo Catini Flaibam nasceu no dia 27 de novembro de 1977, em Amparo.

Foi ordenado diácono em 16 de agosto de 2002 e sacerdote em 14 de fevereiro de 2003 na Catedral Metropolitana de Campinas por Dom Gilberto Pereira Lopes. Exerceu o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Monte Mor, onde posteriormente, também, atuou como Vigário Paroquial.

Foi Administrador Paroquial, e posteriormente, Pároco da Paróquia São Cristóvão, de Valinhos. Foi Vigário Forâneo da Forania Santa Cruz (Valinhos e Vinhedo) e Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campinas.

Padre Rodrigo foi Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Campinas, e com as reformulações da Assessoria Arquidiocesana de Comunicação, criou um único departamento para os meios de comunicação diocesanos batizado de “Setor Imprensa”, do qual foi o primeiro Diretor, até 2016. Foi o responsável pela criação do “Ecclesia”, que interligou os dados pastorais e contábeis de todas as Paróquias e Cúria. Participou do processo de aquisição da Rádio Brasil Sociedade Ltda. (AM 1270 kHz). Reformou os meios de comunicação oficiais existentes, transformando o centenário Órgão Oficial da Arquidiocese de Campinas “A Tribuna”, em um boletim gratuito e de maior tiragem para as paróquias. Criou a primeira revista exclusivamente digital da Igreja Católica no Brasil, chamada “Revista Digital Lumen”, para internet, tablets e dispositivos móveis (smartphones). Em dezembro de 2012 lançou um novo portal da Arquidiocese de Campinas interligado às principais redes sociais e ferramentas da rede mundial de computadores e dispositivos móveis.

Dado ao gosto pela arte, arquitetura e tradição, somado à facilidade com os programas de edição de imagens digitais, criou vários “logos” e selos, o brasão e bandeira oficiais da Arquidiocese de Campinas. Heraldista eclesiástico, desde 2003, recebeu a provisão com o Nihil Obstat e Aprovação Eclesiástica para esse trabalho por Dom Bruno Gamberini, em 05 de janeiro de 2010. Cria brasões e chancelas para dioceses, cardeais, bispos e organismos da Igreja Católica nacional e internacional. Em 08 de dezembro de 2010, lançou pela assessoria de comunicação diocesana, o livro “Armorial da Arquidiocese de Campinas”, reunindo o conjunto de brasões da Igreja Particular de Campinas: bispos, paróquias e principais organismos.

Em 05 de janeiro de 2016, foi nomeado por Dom Airton José dos Santos, Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião de Valinhos, onde já atuava como colaborador desde julho de 2015.

Da página da Arquidiocese de Campinas – SP.