Leitura dos sinóticos à luz das ciências sociais

MALINA, B. J. ; ROHRBAUGH, R. L. Evangelhos Sinóticos: Comentário à luz das ciências sociais. São Paulo: Paulus, 2018, 504 p. – ISBN 978853494637.

Vivemos num mundo que os escritores antigos não tinham como destinatário. As mudanças que resultaram da revolução industrial geraram alterações na percepção doMALINA, B. J. ; ROHRBAUGH, R. L. Evangelhos Sinóticos: Comentário à luz das ciências sociais. São Paulo: Paulus, 2018 mundo e um impacto fundamental em nossa capacidade de ler e compreender a vida. Os significados apreendidos na leitura de documentos escritos inevitavelmente derivam de um sistema social. Ler é sempre um ato social. O Novo Testamento foi escrito naquilo que os antropólogos chamavam de uma sociedade de “alto contexto”. As pessoas que se comunicam nesse tipo de sociedade requerem um conhecimento largamente partilhado, bem compreendido do contexto de qualquer coisa a que se refiram em conversas ou por escrito. A Bíblia, como a maioria dos documentos escritos no mundo de alto contexto mediterrâneo, pressupõe que os leitores tenham um amplo e adequado conhecimento de seu contexto social. No entanto, como os leitores contemporâneos da Bíblia podem participar desse contexto social se, em sua grande maioria, foram socializados e modelados pela experiência de viver em países ocidentais do século XX, e não na Palestina do século I? O objetivo deste trabalho é exatamente transpor o texto do continente de cultura mediterrâneo no qual foi escrito para o novo contexto nas sociedades ocidentais, industrializadas, onde agora é lido. O resultado será outra recontextualização. Essa modernização do texto é profundamente social no caráter, e é improvável que leitores socializados no mundo industrial completem o texto do Novo Testamento segundo as formas que os autores antigos poderiam ter imaginado, mas podem ser auxiliados na compreensão do que os autores bíblicos disseram e pretenderam dizer a seus contemporâneos.

O original em inglês é de 1992 e a segunda edição é de 2003.

Sobre Bruce Malina e seu método, leia o post de 24 de agosto de 2017: Morreu Bruce Malina (1933-2017).

Richard L. Rohrbaugh (1936) é Professor Emérito de Estudos Religiosos no Lewis and Clark College em Portland, Oregon, EUA.

Ambos participavam de The Context Group, uma associação de estudiosos interessados no uso das Ciências Sociais como um instrumento heurístico na interpretação do Novo Testamento.