Profetismo e Apocalíptica: Perspectivas e Interpretações

Pós-Graduação em Profetismo e Apocalíptica: Perspectivas e Interpretações

Profetismo e Apocalíptica: Perspectivas e Interpretações

Em 2017, a Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) lança o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Profetismo e Apocalíptica: Perspectivas e Interpretações.

Com uma proposta de discutir profetismo e apocalíptica numa perspectiva histórico-literária, considerando a relação dos textos com a cultura, a linguagem e a história, o curso será oferecido a distância, com aulas quinzenais, ao vivo. A presença do pós-graduando no Polo de Apoio Presencial será requerida apenas para a realização de avaliações e apresentação do trabalho final de curso.

Entre os docentes encontram-se nomes conhecidos da academia bíblica brasileira, como Paulo Augusto de Souza Nogueira, Marcelo da Silva Carneiro, Valtair Afonso Miranda, Paulo Roberto Garcia, Suely Xavier dos Santos e João Batista Ribeiro Santos, acompanhados por um grupo de jovens mestres e doutores dispostos a agregar mais provocações às leituras desses temas.

O curso de Pós-Graduação de Profetismo e Apocalíptica da Metodista é destinado a graduados em Teologia, Ciências da Religião, História e áreas afins, bem como a professores de Teologia, professores de Ciências da Religião, professores de História e estudiosos de literatura religiosa antiga com formação de nível superior.

As matrículas para a primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Profetismo e Apocalíptica: Perspectivas e Interpretações, com início das aulas previsto para março [as aulas começaram no dia 14, nova turma em maio], estão abertas. Mais informações na página do curso no Facebook.

Fontes: ABIB e página do curso no Facebook

Leia Mais:
Vale a pena ler os profetas hoje?
Apocalíptica: busca de um tempo sem fronteiras

ReBiblica – Revista Brasileira de Interpretação Bíblica

A Revista Brasileira de Interpretação Bíblica – ReBiblica – será lançada em 2017.

Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica

A Revista Brasileira de Interpretação Bíblica – ReBiblica – nasceu de uma decisão conjunta dos professores-pesquisadores de Bíblia nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Teologia e Ciências da Religião, afiliados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Durante o 5º Congresso Nacional da ANPTECRE (Curitiba – PR, de 9 a 11 de setembro de 2015), os professores-pesquisadores na área do estudo científico da Bíblia deliberaram encaminhar o pedido para a constituição de um Grupo de Trabalho permanente no campo da Bíblia nos congressos da ANPTECRE, bem como fundar um Periódico Científico de alto nível acadêmico, a fim de divulgar as pesquisas de estudo bíblico realizadas no Brasil.

ReBiblica é uma publicação multi-institucional, fruto do compromisso partilhado dos docentes das seguintes instituições:

. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS (hospedeira do periódico)
. Faculdades EST – São Leopoldo, RS
. Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) – Belo Horizonte, MG
. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba, PR
. Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) – Curitiba, PR
. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP
. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) – São Bernardo do Campo, SP
. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro, RJ
. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO) – Goiânia, GO
. Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – Recife, PE

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Interpretação Bíblica – ReBiblica – tem como objetivo divulgar a pesquisa bíblica realizada pelos professores doutores pesquisadores no campo da Bíblia, vinculados ou não a Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião, nacionais e internacionais.

ReBiblica publica artigos sobre: hermenêutica bíblica, exegese bíblica, teologia bíblica, tradução do texto bíblico, leituras libertadoras da Bíblia, história e arqueologia do mundo bíblico. Também publica resenhas e recensões de livros relevantes para o estudo da Bíblia.

Como modo de divulgar e incentivar a pesquisa bíblica no Brasil, ReBiblica publica ainda resumos de teses doutorais sobre Bíblia defendidas nos PPGs de Teologia e Ciências da Religião. Trabalhos de doutorandos serão aceitos somente em parceria com um professor doutor.

Equipe Editorial

Editor
Cássio Murilo Dias da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – RS, Brasil

Conselho editorial
Leonardo Agostini Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Luiz Alexandre Solano Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Brasil
Matthias Grenzer, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP, Brasil
Valmor da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO) – Goiânia, GO, Brasil

Comitê científico
Gilvan Leite Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP
Flávio Schmitt, Faculdades EST, Brasil

Bolsista
Daniele Irassochio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Pentateuco: da formação à recepção

CARNEIRO, M. S. ; OTTERMAN, M. ; FIGUEIREDO, T. J. A. (orgs.) Pentateuco: da formação à recepção. São Paulo: Paulinas, 2016, 304 p. – ISBN 9788535642070.

CARNEIRO, M. S. ; OTTERMAN, M. ; FIGUEIREDO, T. J. A. (orgs.) Pentateuco: da formação à recepção. São Paulo: Paulinas, 2016

Este livro é resultado do VII Congresso da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblia), realizado em 2016 na UMESP, com o tema: Pentateuco – da formação à recepção.

Os textos das conferências principais de Jean-Louis Ska (Itália) e Thomas Römer (Suíça/França) abordam questões fundamentais da formação do Pentateuco e dos papéis nele atribuídos a Moisés.

Os demais textos reproduzem conferências de pesquisadores de diferentes regiões e instituições no Brasil e em outros países da América Latina. Aqui encontramos recortes como análises literárias e interdisciplinares de determinados textos e temas, bem como questões da recepção do material, dentro e para além da cultura judaica.

A obra reflete a preocupação da ABIB em promover a pesquisa bíblica da maneira mais ampla possível, e cremos que a fomentará decisivamente, pois reflete o que há de mais atual e relevante nas pesquisas sobre o Pentateuco.

Os organizadores são: Marcelo da Silva Carneiro, Monika Otterman e Telmo José Amaral de Figueiredo.