Uma nova revista bíblica: ReBIblica

Cássio Murilo Dias da Silva enviou-me, da PUCRS, a notícia do nascimento de uma nova revista bíblica. Ele diz em seu texto:

ReBIblica – Revista Brasileira de Interpretação Bíblica

Em setembro de 2015, os professores de Bíblia nos programas de pós-graduação (PPGs) de Teologia e/ou Ciências da Religião de todo o Brasil, diante da falta de uma revista adequada para publicar artigos científicos de maior envergadura no campo da pesquisa bíblica, propuseram-se a fundar uma revista em formato digital com periodicidade semestral. Esta revista recebeu o nome de ReBIblica – Revista Brasileira de Interpretação Bíblica.

ReBIblica será uma publicação destinada primeiramente à partilha da pesquisa dos docentes de Bíblia nos PPGs de Teologia e Ciências da Religião e terá como característica a qualidade dos textos. Os responsáveis pela revista esperam contar com a colaboração de pesquisadores que, mesmo não estando ligados a PPGs de Teologia e Ciências da Religião, tenham destaque e renome nos estudos bíblicos.

Além disso, não obstante o qualificativo “brasileira” no título da revista, haverá espaço para pesquisadores não só nacionais, mas também de outros países interessados em publicar no Brasil suas pesquisas por intermédio de ReBIblica.

ReBIblica conta com o apoio da ANPTECRE (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião) e da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica). Por tudo isso, antevê-se que ReBIBlica seja um avanço enorme para a pesquisa bíblica no Brasil, com todos os requisitos para, em breve, se tornar publicação de referência na área.

ReBIblica se propõe a publicar artigos científicos na área dos estudos exegéticos e da teologia bíblica, pesquisas referentes à prática da tradução e da hermenêutica de textos bíblicos, estudos de arqueologia, de história e das culturas afins e contemporâneas ao mundo bíblico, propostas de releituras dos textos bíblicos na perspectiva da hermenêutica latino-americana. Para isso, serão publicados artigos com estudos linguísticos, literários, histórico-geográfico-culturais e, por excelência, teológicos das tradições bíblicas. Avaliações críticas e retomadas justificadas deste processo histórico, necessariamente, nortearão os estudos hermenêuticos publicados na ReBIblica.

Esta nova revista bíblica ainda está em fase de estruturação. Em breve estará disponível na página de periódicos da PUC do Rio Grande do Sul. A equipe responsável por esta etapa de implantação deseja que o primeiro número de ReBIblica esteja disponível em 2017. Antes disso, porém, a página da revista estará disponível para quem quiser se cadastrar como leitor, autor ou avaliador.

ReBiblica está na PUC-Rio.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Uma nova revista bíblica: ReBIblica”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.