Pentateuco: da formação à recepção

CARNEIRO, M. S. ; OTTERMAN, M. ; FIGUEIREDO, T. J. A. (orgs.) Pentateuco: da formação à recepção. São Paulo: Paulinas, 2016, 304 p. – ISBN 9788535642070.

CARNEIRO, M. S. ; OTTERMAN, M. ; FIGUEIREDO, T. J. A. (orgs.) Pentateuco: da formação à recepção. São Paulo: Paulinas, 2016

Este livro é resultado do VII Congresso da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblia), realizado em 2016 na UMESP, com o tema: Pentateuco – da formação à recepção.

Os textos das conferências principais de Jean-Louis Ska (Itália) e Thomas Römer (Suíça/França) abordam questões fundamentais da formação do Pentateuco e dos papéis nele atribuídos a Moisés.

Os demais textos reproduzem conferências de pesquisadores de diferentes regiões e instituições no Brasil e em outros países da América Latina. Aqui encontramos recortes como análises literárias e interdisciplinares de determinados textos e temas, bem como questões da recepção do material, dentro e para além da cultura judaica.

A obra reflete a preocupação da ABIB em promover a pesquisa bíblica da maneira mais ampla possível, e cremos que a fomentará decisivamente, pois reflete o que há de mais atual e relevante nas pesquisas sobre o Pentateuco.

Os organizadores são: Marcelo da Silva Carneiro, Monika Otterman e Telmo José Amaral de Figueiredo.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.