O que está acontecendo no Oriente Médio hoje?

Continuo atualizando o post publicado no dia 2 de fevereiro passado, O que está acontecendo no Egito hoje? Venho acrescentando ali links para análises que julgo relevantes para a compreensão dos acontecimentos atuais no Oriente Médio.

Hoje li um texto muito interessante e o citei naquele post. Como diz Jim West, é “a must read post”. É a análise de Michael T. Klare, Professor do Hampshire College, Amherst, Massachusetts, USA. O professor Michael T. Klare tem várias publicações sobre a política militar dos EUA, a paz internacional e assuntos de segurança, o comércio mundial de armas e a política de recursos globais.

Recomendo, por isso, em tradução para o português:

:: Revolta árabe: o colapso da velha ordem do petróleo – Michael T. Klare: Tomdispatch.com, em Carta Maior: 09/03/2011
Considere o recente aumento nos preços do petróleo apenas um tímido anúncio do petro-terremoto que está por vir. A velha ordem que sustenta o petróleo está morrendo, e com o seu fim veremos também o fim do petróleo barato e de fácil acesso – para sempre. Mesmo que a revolta não alcance a Arábia Saudita, a velha ordem do Oriente Médio não pode ser reconstruída. O resultado será um declínio de longo prazo na disponibilidade futura de petróleo para exportação. Um exemplo: três quartos dos 1,7 milhões de barris produzidos diariamente pela Líbia foram rapidamente tirados do mercado conforme a agitação tomou conta do país.

Ou o original, em inglês:

:: The Collapse of the Old Oil Order: How the Petroleum Age Will End – By Michael T. Klare: Tomdispatch.com – March 3, 2011
Whatever the outcome of the protests, uprisings, and rebellions now sweeping the Middle East, one thing is guaranteed: the world of oil will be permanently transformed. Consider everything that’s now happening as just the first tremor of an oilquake that will shake our world to its core.