Curso de Iniciação Bíblica: Campinas, 2010-2011

Os professores Cássio Murilo Dias da Silva – Doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma – e Rita de Cácia Ló – Mestra em Teologia Bíblica pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC–SP, e em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo – estarão ministrando um Curso de Iniciação Bíblica em Campinas, SP, de agosto a novembro de 2010 e de março a junho de 2011. O curso é voltado para os Agentes de Pastoral que concluíram o Curso de Teologia Pastoral para Leigos, na Escola Teológico-Pastoral “Imaculada Conceição”, e nas Foranias.

Objetivo
Oferecer subsídios para descobrir que a Bíblia é bem mais que um livro de oração e de bons conselhos. Por meio de abordagens históricas, literárias e teológicas, os participantes aprenderão a fazer uma leitura articulada do texto bíblico, com proveito para sua vida espiritual, para o estudo e para a prática pastoral.

Programação
. Início das aulas: 07 de agosto de 2010
. Dias e horários: aos sábados das 08h30 às 12h00, com intervalo de 15 minutos – São 4 horas/aula por semana
. Local: Prédio Central da PUC-Campinas

Inscrição
Enviar preenchida a ficha de inscrição, até o dia 20 de julho, para cacialo@yahoo.com.br
Mensalidade: R$ 50,00 (cinquenta reais), durante o período de agosto a novembro

Conteúdo programático
. Introdução Geral: apresentar noções básicas e gerais para o estudo da Sagrada Escritura: revelação e inspiração; organização dos livros bíblicos; questões referentes a traduções e manuscritos; primeiros passos referentes a noções literárias para a leitura do texto
. Introdução ao Antigo Testamento – história, literatura e teologia: apresentar dados e problemáticas referentes aos períodos históricos do tempo do Antigo Testamento: formação do povo de Israel; período tribal; monarquia; exílios; período persa; período helenista; intertestamento. Estudar questões literárias e teológicas dos vários blocos de livros do Antigo Testamento: Pentateuco, Obra Deuteronomista, Literatura Profética, Literatura Sapiencial, Salmos, Outros Escritos.
. Introdução ao Novo Testamento – história, literatura e teologia: apresentar dados e problemáticas referentes aos períodos históricos do Novo Testamento: Palestina no tempo de Jesus, Império Romano e Igreja Primitiva. Estudar questões literárias e teológicas dos vários blocos de livros do Novo Testamento: Evangelhos, Atos, Epístolas, Apocalíptica e Apocalipse.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Curso de Iniciação Bíblica: Campinas, 2010-2011”

  1. Lembro aos interessados que as aulas do Curso de Iniciação Bíblica em 2011, em Campinas, com Cássio Murilo Dias da Silva e Rita de Cácia Ló, começam no dia 12 de março. As inscrições podem ser feitas no dia 12 de março, mas seria bom reservar a vaga, mandando um e-mail para cacialo@yahoo.com.br

Os comentários estão encerrados.