Fragmentos de manuscritos bíblicos encontrados no deserto da Judeia

Desde 2017 a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA – Israel Antiquities Authority), em cooperação com outros departamentos do governo israelense, vem fazendo o levantamento das grutas do deserto da Judeia. Agora, dia 16 de março de 2021, importantes resultados das escavações foram divulgados pela IAA.

Em uma gruta, conhecida como “Gruta do Horror“, de difícil acesso, onde judeus se esconderam durante a revolta liderada por Bar-Kokhba contra os romanos, entre Fragmentos de textos bíblicos encontrados no deserto da Judeia. © Shai Halevi, Israel Antiquities Authority131 e 135 d.C., foram descobertos fragmentos de um manuscrito, em pergaminho, contendo trechos, em grego, dos profetas Zacarias e Naum.

Além dos fragmentos dos textos bíblicos, a operação revelou outras achados como moedas judaicas da época de Bar-Kokhba, pontas de flechas, sandália, pente. E coisas extraordinárias, como um esqueleto de uma criança, com idade entre 6 e 12 anos, de cerca de 4 mil a.C., embrulhado em um tecido e mumificado, e uma grande cesta, intacta, de 8.500 a.C., a mais antiga do mundo até agora encontrada.

Explica William A. Ross, em seu blog Septuaginta &c., no post The New Dead Sea Scroll Discoveries and the Septuagint, de 16 de março de 2021:

É uma história fantástica, mas a versão resumida é que, pela primeira vez em sessenta anos, os arqueólogos descobriram vários novos itens da chamada Gruta do Horror no wadi Naḥal Ḥever. As descobertas são o resultado de esforços renovados da Autoridade de Antiguidades de Israel para evitar mais saques de tesouros culturais.

Se você acha que os estudos bíblicos são monótonos, dê uma olhada no vídeo das escavações [confira o link abaixo]. Como você pode ver no vídeo, a Gruta do Horror – carinhosamente conhecida como “Gruta 8” – está situada a algumas centenas de metros da encosta de um penhasco íngreme. Os estudiosos sabem sobre a caverna desde a década de 1950, quando ela foi descoberta por beduínos. Originalmente, continha mais de quarenta esqueletos humanos – daí o seu nome – que pertenceram a judeus durante a revolta de Bar Kokhba contra os romanos, junto com um manuscrito dos Profetas Menores em grego conhecido como 8ḤevXIIgr (Ra 943).

Fragmentos dos Doze Profetas Menores encontrados no deserto da Judeia © Orit Kuslansky Rosengarten, Israel Antiquities AuthorityParece que os fragmentos agora encontrados vieram daquele mesmo manuscrito maior descoberto por Yohanan Aharoni nos anos 60 (8ḤevXIIgr) e posteriormente examinado por Dominique Barthélemy.

Esses fragmentos, escritos por dois diferentes escribas, já estão sendo estudados por Tanya Bitler, Oren Ableman e Beatriz Riestra. Até agora, onze linhas de texto foram reconstruídas a partir de Zc 8,16-17 e Na 1,5-6, onde o Tetragrama aparece escrito em paleo-hebraico.

Parte do que torna esses fragmentos – e o manuscrito do qual eles fazem parte – tão significativos é que esta versão grega específica dos Profetas Menores difere em certos aspectos da que temos no Texto Massorético (TM), que constitui a base textual de praticamente todos traduções modernas do Antigo Testamento.

Recomendo as fotos e vídeos das escavações. Podem ser acessados aqui e aqui.

Para ler mais:

Fragmentos bíblicos encontrados em Israel. É a mais importante descoberta dos últimos 60 anos – Paolo Ondarza: Vatican News – 16/03/2021Col. B1–2 (de acordo com E. Tov) do Manuscrito dos Profetas Menores em grego de Nahal Hever (8HevXIIgr)

Joseph Lauer’s Roundup of Sources For the Latest Dead Sea Scroll Discovery – Jim West: Zwinglius Redivivus – 16 Mar 2021

New scroll fragments uncovered in the Judean Desert Nature Reserve – Israel Ministry of Foreign Affairs: 16 Mar 2021

A challenging Israel Antiquities Authority operation has uncovered thrilling finds in the Judean Desert Nature Reserve – The Friends of the Israel Antiquities Authority: March 16, 2021

Bible scroll fragments among dazzling artifacts found in Dead Sea Cave of Horror – By Amanda Borschel-Dan: The Times of Israel – 16 March 2021

New Nahal Hever LXX Fragments of the Minor Prophets – By Peter Curry: Evangelical Textual Criticism – March 16, 2021

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.