Por que se celebra o Natal em 25 de dezembro?

Veja as possíveis razões na opinião de James Tabor, Professor na University of North Carolina at Charlotte, em seu blog The Jesus Dinasty, no post A Historian’s Take on a Different Kind of “Silent Night”.

Quem é James Tabor? Veja sua biografia aqui.

Outro texto interessante que discute o assunto é um livro de VERMES, G. The Nativity: History and Legend. London: Penguin Books, 2006, 192 p. – ISBN 038552241X.

Quem é Geza Vermes? Veja sua biografia aqui.

Citizendium, Scholarpedia, Wikipedia

Novas enciclopédias virtuais ameaçam o reinado da Wikipédia

O sucesso da enciclopédia virtual Wikipédia, em que qualquer pessoa pode introduzir ou modificar artigos, está ameaçado pela aparição de novas iniciativas como a Citizendium e a Scholarpedia, que visam oferecer informação com maior confiabilidade e seriedade.

Mas destronar a gigante Wikipédia não é fácil: em apenas três anos e meio de vida, o site conseguiu acumular mais de um milhão de artigos apenas em inglês, 50 idiomas e colaboração de 10 mil editores.

Nos últimos meses, projetos que enfatizam a busca de comprovação de cada um dos artigos ganharam espaço na web.

Entre eles figura a Scholarpedia, um projeto muito similar à Wikipédia, mas onde só podem ser introduzidos artigos de especialistas convidados –que também se tornam revisores de seus próprios textos.

Isso significa que quando algum usuário quiser modificar, ampliar ou corrigir livremente um artigo, o texto final deverá ser autorizado pelo especialista que o redigiu inicialmente.

Muito mais exigente é a Citizendium, idealizada como um banco de artigos e referências aberto à colaboração de qualquer usuário da internet, mas sob a chefia de editores especialistas que devem usar seus nomes reais.

Curiosamente, esta iniciativa, em fase de testes e que ganhará “vida” no ciberespaço em algumas semanas, é liderada pelo co-fundador da Wikipédia, Larry Sanger, que, após ver crescer seu projeto durante cinco anos, passou a ser um de seus principais críticos.

“A Wikipédia teve grande sucesso, mas é possível melhorar muito”, disse Sanger quando anunciou o projeto, há alguns meses.

A Citizendium, que se estabelecerá como uma organização independente e sem fins lucrativos, prevê uma “separação gradual e progressiva” da Wikipédia em inglês. Porém, inicialmente o conteúdo será copiado e revisado pelos editores.

“A incorporação de editores e eliminação das contribuições anônimas melhorará o conteúdo da Wikipédia, que é extremamente útil, mas freqüentemente falha. O resultado será não só enorme e de graça, mas confiável”, aponta Sanger.

A meta final da Citizendium será melhorar ou até substituir o conteúdo da Wikipédia. Seus editores darão o selo de “aprovado” aos artigos que considerem de qualidade, embora sem “congelá-los” para que os autores possam continuar trabalhando nele.

Apesar de se encontrar ainda apenas em fase de teste, apoiado em uma plataforma tecnológica gratuita, a Citizendium já conta com cerca de 340 membros em seu fórum virtual, onde as discussões se concentraram em quais deveriam ser suas políticas reitoras.

A participação no projeto piloto é feita sob convite, e entre os editores estão Ruth Ifcher, que colaborou com a Nupedia e a Wikipédia, os antecessores da Citizendium.

A Nupedia era a “irmã séria” de Wikipédia, um projeto enciclopédico lançado em paralelo, também gratuito, que operou entre 2000 e 2003 e morreu devido a problemas financeiros e de software, sob a sombra avassaladora da Wikipédia.

A Wikipédia foi fundada há cinco anos por Sanger e Jimmy Wales, e alguns artigos de imprensa afirmam que o nascimento de Citizendium parece ser uma resposta à velha rivalidade entre ambos.

Contudo, alguns observadores apontam que, com o tempo, esta suposta rivalidade beneficiará igualmente a todos, já que a coexistência do “amadorismo” da Wikipédia com o “profissionalismo” da Citizendium poderia contribuir para o nascimento da “tão sonhada refinada enciclopédia” de graça.

Fonte: Efe – Folha Online: 23/12/2006