Se você estiver interessado em ver como andam os estudos de Teologia e de Bíblia nos Estados Unidos da América, vale a pena ler uns textos que foram publicados recentemente.
Mais do que uma avaliação objetiva ou um levantamento científico de propostas e resultados, o que mais me chamou a atenção foram as tendências dos teólogos e biblistas envolvidos na discussão e as pistas que vão deixando pelo caminho (das palavras). Pistas que um leitor atento pode rastrear. Falam, embora de modo bastante aleatório, de cursos de vários tipos, de universidades públicas a seminários de várias denominações, inclusive de alguns cursos e tendências católicas.
Leia na seguinte ordem:
First Things: On the Square (August 30 2006) – R. R. Reno, Professor de Teologia na Creighton University, Omaha, Nebraska.
Duke the best place to study theology? – Mark Goodacre, Professor de Novo Testamento no Departamento de Religião da Universidade Duke, Carolina do Norte.
Entretanto, explico: a discussão foi motivada pela publicação de uma lista com o ranking das melhores Universidades norte-americanas para se estudar em 2007, na qual os estudos teológicos não são contemplados. Daí, R. R. Reno, de tendência conservadora, quis complementá-la sob este aspecto, em um artigo, suscitando comentários de Mark Goodacre.